“A internet ainda é um grande espaço a ser desbravado no que diz respeito a potencialidade do meio em gerar engajamento…”
Walter Longo, o homem das frases de efeito em 140 caracteres no Twitter, sócio e conselheiro do Roberto Justus em O Aprendiz, foi o convidado da 50ª edição das palestras do Clube de Propaganda e Marketing de Santa Catarina. Foi uma noite interessante – uma das melhores palestras que já assisti a respeito de propaganda e marketing aqui em Florianópolis
Quem estava na capital catarinense, trabalha na área e não foi, realmente perdeu. Longo destacou o tempo de mudanças que vivemos atualmente sem cair em chavões que a maioria das palestras sobre novas mídias e novo marketing insiste em enfatizar – números de acesso à internet, o poder do boca a boca virtual, bla bla bla. A lucidez do Walter Longo em abordar temas como tendências de consumo, a economia da experiência e o novo perfil que o mercado está necessitando.
Para Longo, as empresas precisam cada vez mais de pessoas amadoras (no sentido de amar o que fazem) e menos profissionais (que no geral são formadas para simplesmente resolver bem problemas e não para pensar diferente, criar problemas e propor soluções). Desta visão veio a crítica às universidades tanto brasileiras quanto o exterior – os profissionais que estão sendo formados não tem sido incentivados na academia a serem profissionais sedentos pelo pensar diferente.
Conhecedor profundo da realidade das agências de propaganda brasileiras, Longo foi enfático também que grande parte das empresas não estão preocupadas em propor as melhores soluções em comunicação para seus clientes – pensam que tudo se resolve com simples campanhas, escondendo-se atrás de pesquisas, que na maioria das vezes não representam a realidade, a distorcendo.
Mesmo presente no dia a dia dos profissionais há mais de uma década, a internet ainda é um grande espaço a ser desbravado no que diz respeito a potencialidade do meio em gerar engajamento, relacionamento. Longo estima que apenas 10% deste potencial está sendo aproveitado hoje. Atualmente há mais uma preocupação de replicar modelos tradicionais utilizados em mídias como jornal, rádio e TV e muito pouco se inova em termos de propaganda na internet. As agências transpõem modelos baseados em quantificar e não de realmente mensurar resultados e os impactos gerados nas ações on-line.
Enfim, estes foram alguns dos conteúdos e ideias apresentadas por Walter Longo em quase duas horas de exposição no projeto do Portal Acontecendo Aqui. Só me resta agradecer a oportunidade de estar presente (e ter sido convidado pelo colega Jailson) e acompanhar as visões de Longo sobre o mercado. Visões estas que, se compartilhadas em qualquer evento no eixo Rio-São Paulo, custaria algumas centenas de reais para desfrutar.
Por Rodrigo Lóssio, jornalista e editor do portal www.tisc.com.br
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