A Câmara Municipal de Florianópolis realizou nesta terça-feira, 26, a 1ª Votação do Plano Diretor que traça e organiza o futuro e desenvolvimento da cidade pelos próximos anos. A sessão, que foi acompanhada de perto por dezenas de cidadãos, foi suspensa por duas vezes e retomada por volta das 19h. As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores.
O primeiro assunto em pauta foi a Ponta do Coral, área localizada na Avenida Beira Mar Norte. As três emendas apresentadas pelo Legislativo sobre o local foram rejeitadas:
– a proposta que permitia a construção de um hotel de até 16 andares no local recebeu 21 votos contrários.
– a emenda que pretendia passar o local para Área Verde de Lazer foi derrubada por 12 votos a 10.
– a sugestão que buscava transformar 50% do espaço em área residencial, permitindo prédios de até seis andares teve 20 votos contrários e duas abstenções.
Logo depois, os parlamentares aprovaram por maioria tornar a Ponta do Coral Área Turística de Lazer, o que permite no local a construção de até seis pavimentos. Podem ocupar até 50% da área construções como um hotel pequeno, centro de convenções ou marina.
Os vereadores aprovaram três emendas relacionadas à pesca, garantindo os ranchos artesanais. Na sequência, analisaram as emendas que tiveram parecer contrário da equipe técnica do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Seguindo a recomendação do órgão, votaram pela rejeição de 136 emendas, votadas em bloco. Outras, também com encaminhamento contrário, vão ser votadas individualmente nesta quarta-feira, 27 de novembro.
Ao todo, neste primeiro dia de votação foram 3 emendas aprovadas e 139 rejeitadas. Por uma questão regimental, a Sessão teve que ser encerrada a meia-noite.