fique por dentro de floripa

- Opinião - Visão pós-quarentena

23.04.2020

Visão pós-quarentena

23.04.2020
Visão pós-quarentena
Foto: Angela Diener / Foto de Nivaldo Righetti

*Por Angela Diener, Diretora da Escola Dinâmica

Se faz urgente disseminar reflexões acerca de um momento pós-quarentena no Brasil. Pensar além da quarentena é entender que, assim que a disseminação do Coronavírus for controlada, nossas vidas voltarão ao normal, mesmo restando um grande aprendizado sobre esse período. 

A continuidade de todos os negócios, em especial das micro e pequenas empresas, que respondem por 99% das empresas brasileiras que mais geram emprego, é, mais do que nunca, muito importante para a economia do país e do mundo nesse momento. 

Só em 2019 foram mais de 730 mil vagas de trabalho, o que garantiu o balanço positivo do país. Por isso, é preciso parar, refletir e avaliar com muito cuidado o cenário atual para a tomada das decisões que são inevitáveis.

E as medidas são no tempo presente, no agora, com o esforço de não cancelar contratos e matrículas, de não deixar de honrar os compromissos financeiros, de pagar a faxineira, mesmo sem ela poder realizar o serviço de imediato, de adiar eventos sem cancelá-los. Pensar nessas ações mantém a economia girando e garante a estabilidade de muitos empregos.

A China já está a caminho de retomada da economia, além de atingir outras transformações - estudos apontam que a poluição em Xangai, por exemplo, caiu em 40%, e era uma das cidades com ate 30 vezes mais partículas tóxicas do que o tolerado.

Iniciativas já buscam auxiliar no direcionamento de pequenos e médios negócios para reduzir os impactos da crise. No Sebrae foi criado um grupo de trabalho que já atende instituições setoriais e empresários. Outra entidade que também está compartilhando em seu site e nas rede sociais conteúdo com orientações para o setor é a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Ter conhecimento faz toda a diferença nesses momentos. 

Teremos arestas a serem aparadas, mas não podemos deixar de começar a atuar hoje, através da responsabilidade do isolamento, do foco na higiene e também da manutenção de nossos consumos e de nossos contratos. Com medidas simples podemos retomar o controle das nossas vidas e da agenda de desenvolvimento da economia. Acredito que o grande legado que fique desse período seja o de que juntos somos mais fortes. E no horizonte, que possamos ver o céu mais azul do que antes, como está acontecendo com Xangai.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Espaços flexíveis ganham força no “novo normal”

16.07.2020

Espaços flexíveis ganham força no “novo normal”

Coronavírus e a dura realidade da advocacia

21.05.2020

Coronavírus e a dura realidade da advocacia

Uma nova realidade para empresas catarinenses

12.05.2020

Uma nova realidade para empresas catarinenses

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.