Nesta quinta-feira (12), a orquestra de violinos Arquitetura do Som, integrada por crianças da comunidade de Frei Damião, em Palhoça, irá se apresentar durante o concerto Natal Encantado a partir das 18h30min no Passeio da Pedra Branca, em Palhoça. Em meio às comemorações natalinas, o evento se destaca pela importância da música como ferramenta de inclusão social e cultural. A orquestra comunitária proporciona aos seus participantes a oportunidade de desenvolver habilidades musicais e sociais, promovendo um sentimento de pertencimento e cooperação dentro da comunidade, observa a professora e regente Sheyla Yatsugafu, criadora do Projeto Arquitetura do Som. Segundo Sheyla, “a continuidade do trabalho de aprendizagem musical na comunidade de Palhoça, baseado na Arquitetura do Som, tem o potencial de transformar vidas e fortalecer a comunidade.”
CONEXÃO
– A Architecture of Sound teve sua origem no desejo de proporcionar um trajeto tangível e de alta qualidade desde os estágios iniciais da instrução musical, acrescenta a regente. Este método foi premiado desde sua criação, pela vasta experiência de Sheyla Yatsugafu, tanto nos palcos quanto em sua pedagogia musical, buscando estabelecer ligações entre o fenômeno sonoro e as vicissitudes cotidianas.
A figura central deste empreendimento é Sheyla Yatsugafu, cuja jornada musical começou aos 2 anos de idade, percorrendo cursos nacionais, internacionais e sua graduação em Violino. Em seu mestrado desenvolveu o conceito da Arquitetura do Som, reconhecido no SIMPOM 2016 como o melhor trabalho nacional de educação musical. Paralelamente, Sheyla foi laureada pelo Ministério da Cultura e FUNARTE. Realizou MBA em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas em 2014.
Foto Divulgação