spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

“Vida, saúde e beleza “: HU-UFSC promove ação social em prol de pacientes da hematológicos

Saúde"Vida, saúde e beleza ": HU-UFSC promove ação social em prol de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Evento acolhe pacientes e familiares com atividades de cuidado e bem-estar

Na próxima segunda-feira (18/11), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), realizará a segunda edição da ação social “Vida, saúde e beleza: um dia especial para pacientes Hematológicos”. O evento ocorrerá no auditório do HU-UFSC, das 7h às 13h, e destina-se a acolher pacientes que estão ou já estiveram em tratamento no serviço de onco-hematologia do hospital. Após a primeira edição, realizada em abril, a iniciativa visa proporcionar momentos de cuidado e acolhimento para pacientes hematológicos e familiares.

A ação será conduzida por uma equipe de voluntários em parceria com a equipe multidisciplinar da hematologia do HU-UFSC, atuante desde 2010, composta por médicos, enfermeiros especializados, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e odontologistas. As atividades incluem sorteio de brindes, maquiagem, manicure, extensão de cílios, massagem, limpeza de pele e corte de cabelo.

De acordo com a médica hematologista do hospital, Giovanna Steffenello Durigon, cerca de 250 pacientes são atendidos por mês pelo Serviço de onco-hematologia do HU-UFSC. “Nossa equipe trabalha fortemente para promover ações que, além de focarem no tratamento, abrangem o bem-estar e a saúde em seu sentido mais amplo. Essas ações são essenciais para proporcionar momentos de conforto e acolhimento aos pacientes durante uma fase tão delicada de suas vidas”, afirmou a médica.

Sobre a Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.