Marcelo Miranda, diretor pedagógico e professor do Fleming nas escolas de Santa Catarina, destaca conteúdos estratégicos por disciplina para a prova que acontece dia 13 de outubro em Palhoça e Tubarão
Falta pouco para o vestibular de Medicina da UniSul, cujo curso é integrante da Inspirali, melhor ecossistema nacional de educação médica. A prova será no dia 13 de outubro. Segundo o professor Marcelo Miranda, diretor pedagógico e professor do pré-vestibular Fleming Medicina em Santa Catarina, ainda há tempo para revisar conteúdos estratégicos nessa reta final.
Segundo o professor, a prova da UniSul é organizada pela Vunesp e dispõe de 40 questões objetivas, 8 questões discursivas de Biologia e Química, além de uma redação. Para ajudar os candidatos, o professor preparou as principais dicas para cada disciplina. Confira:
Matemática
A prova de Matemática é conhecida por sua dificuldade. De acordo com o professor Marcelo, “é normal que o nível de exigência surpreenda, mas o importante é manter a calma”. Ele explica que, caso o candidato encontre problemas nessa área, pode compensar nas outras disciplinas. Entre os temas mais frequentes estão Funções, Geometria, Sequências Numéricas, Análise Combinatória e Probabilidade, Conjuntos, Polinômios e Trigonometria. “Dedique-se bastante a esses tópicos, pois são recorrentes nas provas da Vunesp”, aconselha o professor.
História
Na prova de História, os temas clássicos dominam. “A Vunesp tende a cobrar bastante Grécia, Roma, Idade Média, Grandes Navegações e as Guerras Mundiais”, destaca o professor Marcelo. Além disso, o Brasil Império, com foco no Primeiro e Segundo Reinado, período Regencial, e na República Velha, também é uma constante. “O candidato deve estar atento às questões que pedem uma análise contextual, pois essas requerem mais do que apenas memorização de fatos”, reforça.
Geografia
Para Geografia, a prova costuma misturar temas locais com aspectos geopolíticos globais. Segundo o professor Marcelo, “é essencial que o candidato conheça bem a geografia de Santa Catarina, pois a Vunesp faz relações com temáticas atuais, principalmente abordagens geopolíticas”. Além disso, ele sugere atenção especial às questões interpretativas: “Elas exigem uma análise cuidadosa das relações espaciais e das temáticas atuais”.
Física
A prova de Física tem um foco claro em Mecânica e Eletricidade. “As Leis de Newton, energia mecânica e movimentos são praticamente garantidos na prova”, comenta o professor Marcelo. Ele também ressalta que o estudo de circuitos elétricos e pressão no campo da hidrostática são temas recorrentes. “Na área de Eletromagnetismo, questões sobre fluxo magnético costumam aparecer, então vale a pena se dedicar a esse assunto”.
Língua Portuguesa e Literatura
Para Língua Portuguesa, a banca costuma focar tanto em gramática quanto em interpretação de texto. “O candidato deve estar preparado para três ou quatro questões de adequação à norma culta, principalmente verbos, pontuação, regência, concordância, pronomes pessoais e relativos, uniformidade de tratamento, uso adequado do acento indicador de crase”, explica o professor Marcelo. Ele também sugere que o estudante pratique bastante a interpretação textual, pois é uma parte significativa da prova. Em Literatura, ressalta a importância das escolas literárias e da literatura africana e indígena. “Esses temas têm ganhado destaque nos últimos anos e podem ser uma surpresa para quem não se preparar adequadamente”, afirma.
Biologia
Biologia é uma das disciplinas mais exigentes, com questões discursivas e peso 4 na nota final. O professor Marcelo recomenda estar atualizado sobre as últimas descobertas e avanços científicos na área, principalmente nas áreas de biologia celular, genética e biotecnologia. “Além disso, as doenças infecciosas, principalmente as viroses e protozooses, são sempre frequentes”, comenta. Ele também recomenda que os candidatos pratiquem bastante a interpretação de gráficos, tabelas e figuras. “Essas habilidades são fundamentais para ter um bom desempenho na prova discursiva”, completa.
Química
A prova de Química, assim como Biologia, tem questões discursivas com peso 4. Marcelo destaca que o foco está em conteúdos que envolvem cálculos matemáticos, como, por exemplo, nos conteúdos de cálculos estequiométricos, pH e eletroquímica. “Além disso, temas relacionados ao meio ambiente, como química ambiental e compostos orgânicos e inorgânicos, principalmente suas ações no corpo humano, são bem recorrentes”, explica. O professor aconselha que os candidatos pratiquem bastante esses tópicos para garantir um bom resultado. “Se prepare para fazer cálculos e entender como a química se relaciona com o dia a dia, isso pode ser um diferencial na prova”, conclui.
Com essas dicas e tentando manter a tranquilidade, os candidatos ao vestibular de Medicina da UniSul podem direcionar seus estudos e garantir um melhor desempenho. Lembres-se: a prova acontece no dia 13 de outubro, das 13h às 18h, nos campi Pedra Branca, em Palhoça, e Tubarão. A partir de 4 de outubro, é possível confirmar o local na área do candidato no site www.vunesp.com.br.
No dia prova, não se esqueça de levar documento oficial original e com foto atualizada, lápis preto, borracha e caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta.
Foto UniSul/Divulgação