spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Vereadores discutem a manutenção da Figueira da Praça XV

PolíticaVereadores discutem a manutenção da Figueira da Praça XV
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

O tema da sessão desta segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Vereadores foi uma iniciativa da FloripAmanhã, após estudo da velha Figueira
A intervenção na Figueira surgiu no âmbito do grupo de trabalho de revitalização de espaços públicos e meio ambiente da associação FloripAmanhã. A entidade entregou um estudo à Floram há cerca de seis meses, que revisou e autorizou as ações propostas. Desde então foram realizadas diversas reuniões para viabilizar os recursos. O assunto foi pauta da sessão na Câmara Municipal de Florianópolis nesta segunda-feira (11) por proposição da vereadora Maryanne Mattos. A majestosa Figueira, um dos cartões postais da Capital, não recebe uma revitalização mais profunda desde 2014.

“A sessão de hoje foi para apresentar o projeto aos vereadores e explicar o que será feito na figueira, para que a população não seja pega de surpresa”, explicou o vice-presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho.

Durante a sessão, estavam presentes o biólogo Paulo Garbugio, responsável pelo estudo, e a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente – Floram, Beatriz Kowalski. Ele apresentou o que será efetuado na intervenção, sob a supervisão da Floram. “A árvore vai passar por um check-up completo, com tratamento da raiz à copa”. Será feito o trabalho de diagnóstico e manejo, incluindo avaliação fitossanitária, adubação, nutrição, poda, tratamento de cavidades, cálculo estrutural e substituição de escoras.

A intervenção da Figueira será realizada pela Lojas Koerich, empresa adotante do espaço público desde 2010, além de recursos oriundos de compensação ambiental. Os trabalhos devem começar imediatamente, com caráter de urgência.