A Câmara Municipal de Florianópolis aderiu nesta terça-feira, 6, ao movimento Outubro Rosa. Vereadores e servidores da Casa vestiram-se de rosa e o prédio da Câmara também mudou de tom ao ser enfeitado com faixas na cor rosa. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, assa é a forma da Casa lembrar a todas as mulheres a importância da prevenção.
Durante o mês de outubro, vários lugares do mundo participam da campanha que alerta as mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. A Campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos e logo chegou a outros países, como o Brasil que teve o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, como o primeiro monumento brasileiro a se colorir de rosa aderindo à iniciativa no ano de 2002. Nos anos seguintes outros municípios aderiram à ideia, tornando o rosa a cor oficial de outubro.
A Câmara que sempre apoia a Campanha neste ano realizou Homenagem ao Outubro Rosa e à Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC). A Casa Legislativa também reconheceu e homenageou os profissionais que todos os dias realizam a prevenção, fazem diagnósticos e o tratamento de mulheres com câncer.
Em Florianópolis, o Movimento Outubro Rosa conta programação até o dia 28. Está prevista a realização de diversas atividades relativas à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, da qualidade dos exames e dos equipamentos, também para o câncer metastático e, principalmente, em relação à necessidade de um diagnóstico rápido e de qualidade. Para saber a programação completa basta acessar o site da AMUCC.