Fundação inaugura exposição na área externa na próxima quarta-feira (26).
A Fundação Cultural Badesc inaugura na quarta-feira (26) uma exposição na área externa do casarão. No pátio, em 16 metros quadrados, será reproduzido o ateliê de Vera Sabino. Denominado A Casa da Criação, o projeto comemora os 40 anos de pintura da artista plástica.
Idealizado pela artista Lena Peixer, A Casa da Criação foi concebida pelos também artistas Ivan de Sá e Maurício Muniz. A pequena edificação vai ser dotada de telhado e as paredes são plotagens de fotografias do ateliê de Vera, localizado nos altos do morro da avenida Mauro Ramos e inscrustado na Mata Atlântida. Lá do alto, o ponto de vista é a baía sul e os prédios da cidade.
Além das visões da paisagem urbana e natural de Florianópolis, nas fotos também há imagens do quintal de Vera, um espaço repleto de vasos com flores. No interior do ateliê, quadros da artista e do marido Semy Braga e de seus contemporâneos, como Sílvio Pléticos, Sueli Beduschi, Aldo Beck, Domingos Fossari e do tapeceiro Pedro Paulo Vecchietti, entre outros.
Na Casa da Criação vai ser exibido um vídeo realizado pelo cineasta Zeca Pires e pela atriz e diretora de teatro Carmen Fossari, autora do poema Na Casa de Criação: Vera Sabino, agregado ao projeto. No documentário, Vera fala de uma vida inteiramente ligada à arte.
Em seu repertório plástico, ela tem uma afeição pelas imagens de santos, flores, vasos, mulheres, e peixes, sempre em tom onírico. Entre os santos, São Francisco de Assis e Santo Antônio tem preferência especial.
Como começou a carreira na infância, ela já pinta há mais de 40 anos, mas seu marco é 1969, data da primeira exposição. A artista calcula que já pintou mais de 8 mil telas, mas a partir de 1984, por influência do artista plástico Hassis, Vera passou a fazer uma contagem de sua obras, que também podem ser conferidas no site www.verasabino.com.
Serviço
A Casa da Criação de Vera Sabino.
Data: Abertura dia 26 de agosto (quarta-feira), às 19 horas. – Visitação de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.
Local: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3224-8846.
Entrada franca.