Com o consumidor mais cauteloso, a alta dos juros e a instabilidade da economia, especialistas no assunto já esperavam que o Dia dos Pais deste ano apresentasse crescimento tímido das vendas em Santa Catarina. Mas o que se verificou, de acordo com números do SPC no Estado, foi uma queda de 2,26% nas compras a prazo (crediário) em comparação à data em 2014.
Os itens mais procurados pelos consumidores para presentear os pais foram os de vestuário, calçados, perfumes e cosméticos, celulares e DVDs.
Para Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), a expectativa para o setor até o fim do ano não é das melhores. “Se a inflação não for contida e os juros continuarem subindo, as perspectivas são de resultados modestos para o varejo até o final de 2015”, alerta.
Para 2015, o calendário de datas comemorativas prevê, ainda, o Dia da Criança (outubro) e o Natal (dezembro), sem esquecer também o Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, todas com bons históricos de vendas para o comércio.