Durante uma cerimônia realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, foram premiados os vencedores do Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi realizado ao longo de 2021. Além de uma viagem de estudos que passa por Florianópolis, Tubarão e Laguna, os vencedores também receberam um kit de livros, um leitor de livros digitais e terão seus textos publicados em um e-book. Após a solenidade, o grupo foi recepcionado pelo governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, e pela primeira-dama, Késia Martins da Silva, na Casa d’Agronômica, residência oficial.
Integrando o calendário das comemorações do bicentenário de nascimento da heroína de dois mundos, o concurso foi promovido pela Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) – espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) – em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IGHSC) e da Academia Catarinense de Letras (ACL). Além da valorização da memória e do legado de Anita Garibaldi, o objetivo foi incentivar a leitura e a escrita por meio de um desafio que contemplou os estudantes que escreveram os textos com as notas mais altas e seus professores orientadores.
Durante a cerimônia, o presidente da FCC, Edinho Lemos, comentou a extensa programação realizada ao longo do ano nos municípios catarinenses. “Em diversos eventos e celebrações foi possível perceber o quanto a memória e o legado de Anita Garibaldi devem ser levados adiante.” Na mesma linha, o secretário estadual de Educação, Luiz Fernado Vampiro, falou sobre a importância de preservar a história de Santa Catarina e a de seus personagens, apresentando a trajetória às novas gerações por meio da educação e da cultura. “A memória e o resgate de Anita Garibaldi certamente fazem parte do novo momento da Educação de Santa Catarina”.
Confira a lista de premiados:
Categoria A (1º ano do Ensino Médio):
– 1º Lugar:
Bruno Kauan Cividini
EEB Maria Madalena de Moura Ferro – Jupiá
Professor orientador: Robson Santana
– 2º Lugar:
Thalia Frozza Albuquerque
EEB São Miguel – São Miguel do Oeste
Professor orientador: Janete Palú
– 3º Lugar:
Letícia Dagostim Fernandes.
EEB João Dagostim – Criciúma
Professor orientador: Patrícia Torres Teixeira Sazan
Categoria B (2º ano do Ensino Médio):
– 1º Lugar:
Nicole Ribas Ribeiro
EEB Galeazzo Paganelli – Vargem Bonita
Professor orientador: Marluza Aparecida Dias da Silva Muller
– 2º Lugar:
Lara Camilo Vieira
EEB Saul Ulyssea – Laguna
Professor orientador: Joabe Correa Teodoro
– 3º Lugar:
Giovana Barbosa da Silva
EEB Manoel Pereira de Medeiros – Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes
Categoria C (3º ano do Ensino Médio):
– 1º Lugar:
Patrícia de Souza Florzino
EEB Domingos Barbosa Cabral – Pescaria Brava
Professor orientador: Fernanda Defrein Almeida
– 2º Lugar:
Isabela Machado Mayer
EEB Henrique Fontes – Tubarão
Professor orientador: Scheila Maurício
– 3º Lugar:
Letícia Ramos da Costa
EEB Manoel Pereira de Medeiros – Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes
Ainda durante a cerimônia, o público conferiu a declamação de uma poesia feita pela estudante Lara Camilo Vieira, uma das premiadas, e a Saia Temática Uma Rosa para Anita, do Coletivo Anitas de Garopaba.
Em Florianópolis, o grupo passou pelo Centro Integrado de Cultura (CIC) e, na parte da tarde, também conhecerá a BPSC e o Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa, onde está em cartaz a Mostra 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão, entre outros espaços culturais. Depois, os vencedores seguem para Laguna e Tubarão onde farão uma imersão na história de Anita Garibaldi.
Ano de Anita
Essa programação integra o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense. O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna; e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.
Foto: Márcio H. Martins / FCC