Longa premiado retrata a história de um homem comum que passa a ser aclamado pela sociedade
Vencedor do Grande Prêmio do Júri, no Festival de Cannes e do Prêmio François Chalais, destinado a filmes sobre a vida e o jornalismo, a obra é uma das mais recentes produções a entrar em cartaz no Paradigma Cine Arte, com exibição programada até a próxima quarta-feira, 24 de agosto, nas sessões das 16h40.
O drama conta como Rahim, um homem que foi preso por uma dívida no Irã, decide bolar um plano mirabolante assim que sai da prisão. Ele conta com ajuda da namorada, que encontrou uma sacola cheia de ouro na rua. Quando descobre que o achado vale menos do que o imaginado, o homem espalha anúncios procurando o verdadeiro dono, e passa a ser reconhecido pela sociedade como uma pessoa honesta.
O filme é dirigido pelo iraniano Asghar Farhadi, diretor de dois filmes ganhadores de Oscar, estrelado por Amir Jadidi, e gravado em Shiraz, no sudoeste do Irã. Nesta semana, estão em cartaz ainda os dramas Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira, Il Buco, de Michelangelo Frammartino e O Destino de Haffmann, de Fred Cavayé.
Os horários e a programação completa podem ser conferidos no @paradigmacinearte ou https://paradigmacinearte.com/.
Debate
No sábado (20), o público ainda poderá participar do debate “Cinema e Psicanálise” para falar sobre o filme, uma parceria do Paradigma com o Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina (CEPSC). O encontro ocorre no terceiro sábado de cada mês, com foco na trama e desdobramentos de um dos filmes da programação. Felipe Didoné, diretor do Paradigma Cine Arte, explica que o debate auxilia na promoção da valorização da cultura por meio do compartilhamento de experiências. “Os debates são realizados sempre com o intuito de dar espaço a diferentes percepções sobre o mesmo objeto cultural, podendo assim surgir até novas ideias e interpretações”, pontua.