spot_imgspot_img
Florianópolis, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img

Vem aí o Circuito Catarinense de Quadrinhos 2019 no Beiramar Shopping

VariedadesVem aí o Circuito Catarinense de Quadrinhos 2019 no Beiramar Shopping
spot_img

​Sustentabilidade

​A certificação ambiental  Selo Eco Local Recicla entregou no...

Personalizar o cardápio é a tendência em festas de 15 anos

Hotel de Florianópolis investe em opções sob medida para...

DJI anuncia o novo DJI Mic Mini: Microfone pequeno, leve e discreto

Novo modelo pesa apenas 10 gramas, conta com cancelamento...

Modelos econômicos sustentáveis, justos e voltados ao bem-estar comum são tema de palestra gratuita

Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio...
spot_img

Compartilhe

Festival de arte e cultura geek está ainda maior este ano: serão 9 dias de exposições,  oficinas, painéis, conversas com artistas e sessões de cinema em Florianópolis. Tudo gratuito 

O Circuito Catarinense de Quadrinhos, um dos mais importantes festivais de arte e cultura geek de Santa Catarina, chega à terceira edição e celebra o universo geek entre os dias 10 a 18 de agosto no Beiramar Shopping, em Florianópolis. Em 2019 o evento está maior: serão nove dias de programação gratuita para todas as idades, com exposições, sessões de cinema, espaço de jogos e leitura, cosplay contest, master classes e o Hall dos Artistas – Feira dos Artistas. Com mais de 200 atividades programadas, o evento destaca-se pela agenda voltada para formação e profissionalização do setor. 

Entre os nomes confirmados estão os da paulistana Carol Pimentel, roteirista premiada e há três anos editora da Marvel Comics; de Fernando Caruso, ator, dramaturgo e humorista; da ilustradora catarinense Manu Cunhas, que em 2017 ficou em segundo lugar na categoria ilustração do Prêmio Jabuti; de Ricardo Manhães, autor de Santa Catarina que é best-seller na Europa; e do artista Luciano Martins.  

— Ser geek é ser um fã apaixonado. A verdade é que somos todos fãs de alguém, colecionamos algo, somos críticos de filmes, gostamos de usar fantasias, passar horas lendo livros e hqs, adoramos “maratonar” séries… E isso é o universo geek — diz José Mathias, um dos idealizadores do Circuito junto a Bruno Flesch. 

O fomento ao mercado criativo da Capital também é um dos propósitos do festival este ano. Além de entretenimento, estão programadas oficinas para adultos e crianças, master classes com alguns dos ícones da cena geek brasileira, conversas com artistas e autores e ainda papo sobre a cena autoral no Brasil e em Santa Catarina. E o estímulo à leitura, claro, está igualmente entre os objetivos do evento. No Lounge, espaço para ler, descobrir e relaxar montado no palco principal, no vão central do Beiramar Shopping, 250 títulos de HQs estarão disponíveis para leitura e empréstimo, além de boardgames para todas as idades. Também serão distribuídos kits de HQs para escolas da rede municipal de Florianópolis. 

— As HQs utilizam a linguagem verbal e a não verbal, o que contribui muito na compreensão e formação do leitor. Além disso, ainda são uma forma de entretenimento de baixo custo e fácil acesso, com um apelo visual muito forte. Por isso agrada a tantas e diferentes gerações: todos já ganhamos uma HQ na vida — pontua José Mathias.

Hall dos Artistas: artes originais e contato de perto com artistas

O Hall dos Artistas é uma das principais atrações do Circuito Catarinense de Quadrinhos 2019. Trata-se de um espaço democrático para que artistas já consagrados e também os novos e amadores possam mostrar seus trabalhos, interagir com o público e vender prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais relacionados ao universo das HQs.  Participam artistas individuais, coletivos, escolas, estúdios e selos.

Entre os nomes de destaque estão Manu Cunhas, autora de Outras Meninas; Ricardo Manhães, autor de Gothic Girl; Maurício Paiva, de O Fadólico; Diogo Azê, de Alien Ninja; Klewerton, do Buena Lucha; Davi Calil, do Uma Noite em L’Enfer; Carol Pimentel, da Panini Comics; Edu Vieira e Magenta King, professores da Quanta Academia de Artes.

Exposições celebram a história dos quadrinhos e processos criativos

Três exposições vão exaltar a história dos quadrinhos, processo criativo de artista e o universo geek. Na Flash Expo Thony Silas – Batman 80 anos, o artista pernambucano faz homenagem às oito décadas do homem-morcego. Considerado um talento brasileiro com reconhecida experiência internacional, Silas destaca momentos históricos, principais vilões e os coadjuvantes mais importantes na história do Batman.  No vão central do Beiramar Shopping.

Já a Flash Expo Lucas Ferreyra – Sol de Madagascar apresenta a trajetória do desenhista, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos argentino. Ele já teve trabalhos publicados em vários países, atuou para a Ape Comics, Diário Catarinense, Ediciones Grapheus e Dreamworks, para quem desenhou os Pinguins de Madagascar e Kung Fu Panda.  No vão central do Beiramar Shopping.

A terceira exposição é assinada pelo artista Luciano Martins. Na Flash Expo Luciano Martins – Meus Heróis da Infância, ele reúne obras feitas ao longo de sua trajetória que homenageiam personagens e heróis dos quadrinhos. É a primeira vez que ele apresenta uma série sobre o tema. No Piso L4, no hall do Cine Show.

— Nunca renunciei aos sonhos da infância e está sendo prazeroso reunir essas obras. São pinturas dos Vingadores e personagens como a Pantera Cor-de-Rosa, por exemplo, produzidas em momentos diferentes — conta Luciano Martins.

Educação e o DNA criativo de Florianópolis: games, oficinas e master classes gratuitas

Games e animação, linguagens que fazem parte da cultura pop e do mercado da economia criativa — setor que a cada ano cresce no Brasil — são alguns dos desdobramentos da terceira edição do evento.  Na Maker Lab, espaço de aprendizado do Circuito Catarinense de Quadrinhos, educação mistura-se ao universo dos quadrinhos em oficinas e master classes para profissionais, acadêmicos e entusiastas.

— A economia criativa é uma das áreas mais promissoras para a geração de empregos e contribui para a transformação de diversas esferas sociais e econômicas.

Temos muito claro o nosso papel nesse contexto: fomentar o mercado fornecendo conteúdo, instigando a troca de experiências, estimulando a capacitação profissional e desenvolvimento de negócios — afirma José Mathias. 

Dentre as oficinas previstas estão as de pintura digital, programação de robô LEGO, quadrinhos e arte sequencial, animação e maratona de puzzles, entre outras. 

A programação completa das oficinas está em https://www.circuitodequadrinhos.com.br/.  Já os destaques entre as master classes são Do roteiro aos quadrinhos, com Carol Pimentel; e Pintura Relâmpago, com Davi Calil.

Ainda dentro da programação do Maker Lab está o Gaming Station, projeto em parceria com a Univali que terá demonstração de jogos desenvolvidos em Santa Catarina.  

 Encontro HQ e Talk HQ  

O festival terá um espaço especial para o público encontrar ídolos e para artistas compartilharem processos criativos. Nos painéis do Encontro HQ, convidados irão falar sobre projetos e responder perguntas. No line up estão nomes como os Ilustradores e quadrinistas Magenta King e  Edu Vieira, da Quanta Academia de Artes. O Encontro HQ será em parceria com a cervejaria UNIKA, no piso L4 do Beiramar Shopping, sempre às 18h. A proposta é que nossos geeks conversem no melhor estilo “mesa de bar”, em clima agradável e com preços amigáveis em bebidas e petiscos.

Já o Talks promove palestras curtas de até 20 minutos com profissionais do mercado criativo sobre projetos e processos criativos no palco do evento. Cada um dos nove dias um convidado diferente: Luciano Martins, Carol Pimentel, Ricardo Manhães, Carlos Rutz, Edu Vieira, Davi Calil, Magenta King e os Três Elementos – Caverna do Caruso (Fernando Caruso, Ulisses Mattos e Rafael Studart).

Sessões de cinema e animações francesas

Dentro da programação do festival ocorrem duas sessões de cinema gratuitas para quem vive o mundo geek. Homem Aranha – Longe de Casa será exibido no dia 10/8 no Cine Show. A Turma da Mônica – Laços também terá sessão especial no dia 17/8. As exibições são gratuitas e os ingressos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do cinema.

E durante todos os nove dias de programação ocorrem três sessões diárias da Fête D’Animation AF, mostra de curtas de animação francesas promovida pelo Institut Français e a Aliança Francesa Florianópolis. As exibições serão diárias, sempre às 11h, às 14h e às 19h, de animações premiadas e com temáticas para todas as idades.

O Circuito Catarinense de Quadrinhos é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes  por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Beiramar Shopping. A coordenação geral é da Marte Cultural.

Apoio Cultural: Beiramar Shopping

Parceiros de Conteúdo: Aliança Francesa Florianópolis, Institut Français, SESI, SENAI e UNIVALI

Parceiros Institucionais: AQC SP, Majestic Palace Hotel e Koerich

Parceiros de Mídia: Revista Gulliver

Promoção: Rádio Atlântida 

Cinema Oficial: Cine Show

Happy Hour Oficial: Unika

Coordenação: Marte Cultural

Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis

 

Agende-se

O quê: 3º Circuito Catarinense de Quadrinhos

Quando: 10 a 18 de agosto de 2019

Onde: Vão central do Beiramar Shopping (Rua Bocaiúva, 2.468, Centro, Florianópolis). Sessões de cinema ocorrem no Cine Show (Piso L4), o Papo HQ na Cervejaria UNIKA (Piso L4) 

Quanto: gratuito. Oficinas, master classes e painéis Papo HQ / Talks estão sujeitas a lotação. Ingressos devem ser retirados meia hora antes. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

Siga-nos: @circuitocatarinensequadrinhos e www.facebook.com/circuitocatarinensedequadrinhos 

Informações e programação completa:  https://www.circuitodequadrinhos.com.br/