spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Veleiro de pesquisa da UFSC será colocado no mar pela primeira vez nesta semana

GeralVeleiro de pesquisa da UFSC será colocado no mar pela primeira vez...
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

Uma mega operação está sendo preparada para transportar o Veleiro de Expedições Oceanográficas (Veleiro ECO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Sapiens Parque, em Canasvieiras — onde foi construído —, até o Estaleiro Schaeffer, na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz, no Estreito — onde a embarcação será colocada no mar pela primeira vez. O Veleiro Eco é o primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil, além de ser o primeiro e único veleiro projetado e construído por uma universidade brasileira.

Os trabalhos começam na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, a partir das 8h, quando o veleiro será retirado do Sapiens Parque e colocado em uma carreta especial. Durante todo o dia a embarcação será preparada para o transporte até a região continental de Florianópolis, o que ocorrerá na madrugada de quarta-feira, 6 de setembro.

Com 5,2m de altura, 20m de comprimento e 5,4m de largura, uma grande logística foi preparada: equipes de apoio seguirão na frente da carreta, retirando ou deslocando possíveis pontos de atrito, como semáforos, fios e sinalizações. Por se deslocar lentamente, a previsão é que o transporte leve cerca de quatro horas. Após cruzar a ponte e chegar ao Estaleiro Schaeffer, o veleiro será colocado pela primeira vez na água. A previsão é que isto ocorra a partir das 9h. Alguns testes serão feitos no local e no mesmo dia a embarcação segue para a Marina de Biguaçu, para a instalação do mastro e finalização dos testes.

No dia 30 de setembro o veleiro parte para Itajaí, onde ocorrerá, no dia 3 de outubro, a solenidade de batismo e o lançamento oficial do Veleiro ECO. De Itajaí ele sairá para a primeira expedição com destino às Ilhas São Paulo e São Pedro e Ilha de Trindade.

O projeto Veleiro ECO iniciou em 2012 com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas do país. Com 60 pés, o veleiro é feito de alumínio naval  – 5083 H116, soldado com tecnologia TIG e MIG de última geração, sendo grande parte por métodos automáticos. Terá capacidade de hospedar até dez pessoas, entre pesquisadores e tripulantes.

Possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as polares, particularmente a Antártica. A quilha retrátil permitirá ainda a navegação em águas rasas de mangues e estuários de rios, áreas pouco exploradas pelas ciências nacional e internacional.

O veleiro da UFSC ampliará e aprimorará a pesquisa marítima brasileira, incluindo soluções em robótica, estudos sobre as mudanças climáticas no oceano, tecnologias na área de óleo e gás, monitoramento e apoio à exploração sustentável da biodiversidade e contribuições para a preservação da Amazônia Azul.

Todo o trabalho de campo será realizado a bordo do veleiro com uma equipe de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, das áreas de Oceanografia, Biologia, Ecologia e Engenharia. A embarcação possui recursos como laboratórios para que as primeiras análises sejam imediatamente realizadas.

O projeto tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Mais informações no site do Veleiro Eco ou pelo Facebook.