Em setembro, Nova Iorque registrou aumento de 26,4% no valor dos imóveis de luxo. Referência no Brasil em valorização imobiliária, Balneário Camboriú, em Santa Catarina, teve quase 90% de aumento nos preços nos últimos cinco anos, segundo dados da FipeZap. Estudo aponta que 22% dos ultra-ricos planejam investir em imóveis residenciais este ano, o que impacta diretamente na valorização.
O mercado de imóveis de alto padrão continua a registrar forte crescimento em várias regiões do mundo, impulsionado por uma demanda crescente em grandes centros internacionais e no Brasil. Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, os imóveis de luxo aumentaram 26,4% em setembro de 2024, de acordo com dados da StreetEasy. Segundo o The Wealth Report 2024, estudo global que analisa tendências de investimentos e riqueza em todo o mundo, 22% dos ultra-ricos planejam investir em imóveis residenciais este ano, movimento que está diretamente relacionado à valorização das propriedades de luxo, à medida que a demanda supera a oferta.
No Brasil, o segmento de luxo segue essa tendência global, com um aumento de 20% no valor dos lançamentos no primeiro trimestre de 2024, conforme dados da Brain Inteligência Estratégica. Segundo o especialista em mercado imobiliário de luxo, Renato Monteiro, esse crescimento é sustentado por uma combinação de fatores. “A alta demanda por imóveis exclusivos e o aumento da riqueza entre os investidores nacionais e internacionais têm impactado diretamente na valorização imobiliária e impulsionado o aumento dos preços”, explica.
Ele acrescenta que o fato de o verão brasileiro coincidir com o inverno no hemisfério norte aumenta o interesse de investidores estrangeiros em adquirir e usufruir de suas second homes no país, o que amplia ainda mais a demanda por imóveis de luxo na região.Neste cenário, Balneário Camboriú, cidade do litoral norte de Santa Catarina, se mantém no topo do ranking nacional de valorização imobiliária há quase dois anos, consolidando-se como o mercado imobiliário mais aquecido do Brasil.
Conhecida como a “Dubai brasileira” pelos arranha-céus de luxo, a cidade lidera o mercado de alto padrão no país. Segundo dados da FipeZap, Balneário Camboriú registrou quase 90% de valorização no metro quadrado nos últimos cinco anos, o destino preferido para investidores que buscam segurança, qualidade de vida e infraestrutura de ponta. Entre os fatores que impulsionam essa alta, segundo Renato, estão os investimentos públicos e privados em obras de infraestrutura, como o alargamento da faixa de areia e a construção da nova orla, que será o maior parque linear do Brasil quando concluído, além de megaobras como o recente anúncio da construção do residencial, com a assinatura do ídolo do automobilismo, Senna, que será o mais alto do gênero do mundo.
“O Brasil tem se consolidado como um dos principais destinos para investimentos de alto padrão, especialmente em cidades como Balneário Camboriú. A segurança, a qualidade de vida e os investimentos constantes em infraestrutura atraem compradores exigentes que buscam propriedades exclusivas, o que contribui diretamente para a alta valorização do mercado. Com a expectativa de continuidade desse crescimento, tanto no mercado nacional quanto internacional, Balneário Camboriú reforça sua posição como referência no mercado imobiliário brasileiro e tem atraído inclusive investidores internacionais”, conclui o especialista.
Sobre o Grupo Sort
O Grupo Sort é comandado por Renato Monteiro. O Grupo é composto por empresas do mercado imobiliário, ramo de tecnologia, indústria e varejo, entre elas a Fast Sale, a Divvy Investimentos, PipeImob Tecnologia, a Sort Empreendimentos, e a Sort Investimentos, que possui mais de R$ 8 bilhões em ativos sob assessoria e atua na seleção e gestão de imóveis, com foco em investidores de diferentes perfis.