Incremento de 2,7% nas vendas do Dia das Crianças mostra que varejo caminha para recuperação
O avanço da vacinação para conter a Covid-19 e a proximidade de duas grandes datas comerciais – Black Friday e Natal – aumentam a esperança da retomada econômica do varejo. A estimativa da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) é de que os comerciantes aproveitem as últimas oportunidades de 2021 e invistam em estratégias e promoções para atrair o consumidor.
O otimismo tem base no levantamento da entidade sobre as vendas do Dia das Crianças, 2,7% maior se comparado ao mesmo período do ano passado. Entre os itens mais vendidos na ocasião, estão roupas, calçados, brinquedos e acessórios. O comércio local foi o preferido para as compras, seguido pelo shopping center e pela internet.
Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o desempenho do setor de prestação de serviços no Brasil avançou 0,5% em agosto, comparado a julho, acumulando ganho de 6,5% nos últimos cinco meses. O patamar mais elevado desde novembro de 2015 – em relação ao acumulado de 2021, frente ao período de 2020.
“O crescimento do volume de serviços no Brasil foi de 11,5% e se estende a todos os estados da federação. Santa Catarina teve destaque com aumento de 17,2%. Para os meses restantes deste ano, esperamos que o comércio – outro importante setor produtivo – também apresente dados melhores”, analisa Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC.
Tauffer lembra que a Black Friday e o Natal são importantes oportunidades para a realização de promoções, descontos e ofertas. “É hora de planejar para movimentar as lojas e atender as expectativas do consumidor. A Black Friday será no dia 26 de novembro e, até lá, os varejistas têm tempo suficiente para se organizarem e aumentarem o faturamento”, indica.
O presidente lembra ainda, que a Federação lança, no início do próximo mês, uma campanha voltada para CDLs e associados com objetivo de estimular as vendas na sexta-feira mais aguardada pelo setor.