Começa no dia 22 de abril e vai até 9 de maio, em Florianópolis, a Campanha de vacinação contra a Influenza. Serão vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, indígenas, gestantes, pérperas, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde que atuem em serviços com atendimento direto de pacientes com Síndrome gripal e pessoas privadas de liberdade. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
O grupo foi determinado para diminuir o impacto da infecção pelo vírus da Gripe, especialmente entre as pessoas mais sensíveis à infecção. “A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde do município e em alguns locais de grande circulação de pessoas”, explica Ana Cristina Vidor, gerente da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis.
A campanha é feita anualmente desde 1999, com indicação de novos grupos prioritários a cada ano. A vacina protege contra dois tipos de Influenza tipo A e um tipo de Influenza tipo B. A Meta para 2014 é vacinar pelo menos 80% de cada grupo prioritário. Está prevista para este ano a aplicação de aproximadamente 120 mil doses da vacina.
A vacina está contra-indicada a pessoas com alergia a ovo ou a doses anteriores da vacina. Cidadãos que possuem alguma das doenças para as quais a vacina é recomendada receberão a vacina mediante apresentação da receita médica. Os que tomam algum tipo e medicamento que interfira no Sistema Imunológico devem conversar com seu médico sobre a necessidade e benefício de receber a vacina.
A apresentação da receita médica é obrigatória a todos os pacientes que se vacinem fora do Centro de Saúde onde sejam cadastrados e acompanhados.