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Florianópolis, 25 novembro 2024
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Urologista do HU-UFSC/Ebserh diz que Novembro Azul é oportunidade para discutir saúde do homem de uma forma geral 

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Profissional reforça importância do exame periódico e importância de combater tabus 

O Novembro Azul, criado em 2011 com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, passou a ser uma oportunidade para conscientizar sobre a saúde do homem de uma forma mais ampla, estimulando a adoção de hábitos saudáveis, exames médicos periódicos e abandono do tabagismo, entre outros, segundo o urologista do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), Rodrigo Lolli. 

Segundo ele, o foco da campanha continua sendo o combate a tabus relacionados ao exame de próstata mas também é importante que o homem cuida da saúde como um todo. “Muitas vezes o paciente procura o Urologista em função da campanha de prevenção ao câncer de próstata e acaba tendo oportunidade de realizar avaliação de outras queixas e prevenção de outras doenças”, explicou o médico, em entrevista sobre o tema: 

O Novembro Azul começou com uma estratégia de estímulo ao exame de próstata. O que mudou ao longo dos anos?
Gradualmente os homens vêm se conscientizando sobre a importância do autocuidado e prevenção de doenças. Aos poucos têm tomado medidas que contribuem com uma vida mais saudável, como prática de atividade física, abandono do tabagismo e exames médicos periódicos. Muitas vezes o paciente procura o Urologista em função da campanha de prevenção ao câncer de próstata e acaba tendo oportunidade de realizar avaliação de outras queixas e prevenção de outras doenças. 

Qual deve ser o foco da campanha?
A campanha do Novembro Azul deve focar na promoção de saúde entre os homens e no combate a tabus relacionados ao exame periódico de próstata. O objetivo deve ser aumentar a adesão dos homens ao exame urológico periódico e promover oportunidade de prevenir agravos relacionados à saúde. 

É verdade que o homem cuida da saúde menos que a mulher?
Sim. Este problema começa cedo. Levantamento inédito realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde aponta que o número de atendimentos de adolescentes meninos de 12 a 18 anos ao urologista é 18 vezes menor que o de atendimentos de meninas ao ginecologista da mesma faixa etária. Os homens adultos também mantêm este tipo de triste estatística. Diversos fatores podem contribuir para isso, como a sensação de invulnerabilidade do homem, tabus históricos em relação ao exame de próstata, falta de tempo em razão de seu papel no mercado de trabalho. No entanto, esses dados têm gradualmente apresentado melhora e as campanhas desempenham papel primordial nesse processo. 

Qual é o papel do HU na cadeia de cuidado em termos de saúde do homem?
O HU é primariamente um hospital de atenção terciária, o que significa dizer que seu papel no sistema é principalmente de fornecer tratamentos de alta complexidade a problemas de saúde já identificados em outras esferas de atendimento do SUS. Como exemplo disso, temos o tratamento ao câncer de próstata, que é feito no HU. A campanha do Novembro Azul tem a capacidade de aumentar a detecção precoce do câncer de próstata e isso, em última instância, aumentar as chances de cura com os tratamentos instituídos. 

Que mensagem é importante deixar para o homem neste novembro azul?
Cuidem-se. A prevenção é sempre o melhor caminho. Dêem um sim à sua saúde, um não ao medo e à procrastinação. A saúde é nosso bem mais valioso! 

Foto: Rodrigo Lolli reforça mensagem sobre prevenção no Novembro Azul (Sinval Paulino)