Artista, que tem uma bela trajetória carnavalesca, abre no dia 19 de fevereiro a individual “Folia II”, na Galeria Lama
Carioca de origem, economista de formação e radicado em Florianópolis há mais de 40 anos, Anselmo Arlotta, que já foi, diretor de harmonia, cronometrista e vice-presidente de Carnaval na Escola de Samba Consulado em Florianópolis, abre no dia 19 de fevereiro, a exposição “Folia II”, na Galeria Lama. A entrada é gratuita e a vernissage começa a partir das 19h.
Toda a trajetória carnavalesca vivenciada pelo artista está presente nas 11 telas executadas em acrílica sobre tela. As obras que integram a mostra apresentam um estilo único e fazem lembrar as serpentinas em movimento. “Com um estilo característico que mistura contornos difusos e detalhes precisos, Arlotta traduz em cada tela o frenesi do carnaval. Suas pinturas capturam o emaranhado humano, o calor das multidões, celebrando a cultura popular brasileira. Através das cores, somos transportados para o instante em que as preocupações do mundo cessam e o riso e a dança ocupam seu lugar”, destaca a curadora da exposição, Chris Ribeiro.
Com pinceladas dinâmicas e um jogo sinestésico de formas e cores que parecem saltar da tela, o artista presta na mostra “Folia II” uma homenagem à riqueza do Carnaval local. Por isso, as obras retratam mascarados, carro alegórico, rainha de bateria, baianas, foliões e blocos icônicos como o Berbigão do Boca e Bloco dos Sujos, que são símbolos da tradição e da alegria do carnaval de rua de Florianópolis.
A exposição, que faz um convite para que os visitantes vivenciem a magia do Carnaval através da sensibilidade única de Anselmo Arlotta, poderá ser visitada até o dia 29 de março na Galeria Lama, que fica na Rua João Pinto, 198 ou na Rua Antônio (Nico) Luz, 159, no Centro de Florianópolis/SC.
“Folia II” é a segunda exposição do artista sobre o universo do carnaval brasileiro. Em fevereiro de 2023, Arlotta apresentou a primeira edição na Galeria Itaguaçu +Arte, também com curadoria de Chris Ribeiro.
Baile de Carnaval
Seguindo a programação da exposição, no sábado, dia 22 de fevereiro, a partir das 19h, será realizado um Baile de Fantasias de Carnaval, com discotecagem de Jean Mafra. A entrada é gratuita e depois das 21h, haverá cobrança de ingresso. Na mesma noite será promovido um Concurso de Fantasias com premiação de R$200 em consumação na Galeria Lama.
Sobre o artista
Nascido no Rio de Janeiro em 1954, Anselmo Arlotta se define como pintor ‘anarquista’, e um eterno aprendiz da vida. Economista de formação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciou sua trajetória artística na década de 1970, sob a orientação do artista Armando Romanelli, e, desde então, encontrou na pintura uma forma de expressar sentimentos e interpretar o mundo ao seu redor. Radicado em Florianópolis, desde 1976, onde aprofundou seus estudos com mestres como Jairo Schmidt e Lourival Pinheiro, além de frequentar o curso de especialização em pintura na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde desenvolveu uma linguagem contemporânea marcante. O artista já participou da terceira Bienal de artes de Goiás, de diversos salões e mostras de artes plásticas.
Serviço: Abertura Exposição “Folia II” de Anselmo Arlotta
Data: 19 de fevereiro – quarta-feira, às 19h
Local: Galeria Lama (Rua João Pinto, 198 ou Rua Antônio (Nico) Luz, 159 – Centro, Florianópolis/SC)
Visitação: até 29 de março de 2025, de quarta a sexta, das 18h às 00h, sábado das 12h às 00h e domingo das 12h às 18h