spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

Univali segue entre as 150 melhores universidades da América Latina segundo o Times Higher Education (THE)

EducaçãoUnivali segue entre as 150 melhores universidades da América Latina segundo o...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Apenas quatro universidades de Santa Catarina foram elencadas no ranking

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) permanece entre as 150 melhores universidades da América Latina, segundo a consultoria britânica Times Higher Education (THE). O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 12, e apenas quatro universidades de Santa Catarina foram elencadas na avaliação, considerada um dos principais rankings universitários do mundo.

Nesta nona edição, o ranking atualizou a metodologia de avaliação, passando a utilizar 18 indicadores, cinco a mais do que nos anos anteriores. O THE avalia as Universidades por meio de dados submetidos pelas próprias instituições. A classificação tem por base os indicadores do Times Higher Global Ranking e avalia critérios como ensino, pesquisa, citações, perspectivas internacionais e produtividade.

Foram classificadas 214 instituições de 16 países da América Latina e do Caribe. O Brasil é o país com o maior número de instituições relacionadas, com um total de 70 universidades, seguido por Colômbia e Chile. O país tem sete das dez universidades melhor classificadas. A Universidade de São Paulo (USP) foi a primeira colocada, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“A Univali destaca-se como Instituição de Ensino Superior não pública e apresentou maior evolução no critério pesquisa. Figurar mais uma vez neste renomado ranking é motivo de imensa alegria para todo o time Univali e mais uma conquista institucional para marcar nossos 60 anos. O resultado é um indicativo da excelência dos serviços que ofertamos e do comprometimento de toda a comunidade acadêmica para que possamos seguir avançando em avaliações nacionais e internacionais”, destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.