spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Unisul terá seção eleitoral no centro da capital

PolíticaUnisul terá seção eleitoral no centro da capital
spot_img

Mestrado em Economia será novo curso de pós-graduação da Udesc Esag

Universidade agora tem um ano para implantar o curso A...

Presentes de Natal que cabem no bolso

Confira cinco sugestões criativas e acessíveis para encantar neste...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A unidade Ilha Centro é um dos quatro locais para voto em trânsito nas eleições 2010

Este ano os eleitores poderão votar para presidente e vice-presidente da República fora de sua zona eleitoral. A facilidade veio do projeto voto em trânsito, que permite o eleitor votar na capital do estado que estiver durante as Eleições 2010. Em Santa Catarina haverá oito seções especiais instaladas na Ilha de Florianópolis – Centro, Sul e Norte – e no Continente.

A unidade Ilha Centro da Unisul, localizada na rua Trajano, será uma das seções e estará sob a jurisdição da 12ª Zona Eleitoral. Segundo a coordenadora da unidade, Cibele Schuelter, a decisão foi do Tribunal Regional Eleitoral. “Eles levaram em conta a estrutura necessária para receber quase 2 mil eleitores no centro de Florianópolis”. Além do espaço necessário, Schuelter destacou a facilidade de acesso a universidade, que fica a três quadras do terminal rodoviário urbano e tem o prédio adaptado para receber portadores de necessidades especiais.

Para o 1° turno, 3 de outubro, as seções especiais devem efetuar o controle de abertura e fechamento do local de votação, além de se responsabilizarem pelo recebimento das urnas eletrônicas e resultado final da votação.

No Sul da Ilha, o voto em trânsito será realizado no Conselho Comunitário Rio Tavares, próximo ao Terminal de Integração do Rio Tavares (TIRIO). No norte será na Escola de Ensino Básico Jacó Anderle, próximo ao Terminal de Integração de Canasvieiras (TICAN) e no Continente a seção especial acontece na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), bairro Capoeiras.

O voto em trânsito, inserido pela minireforma eleitoral (Lei nº 12.034/2009) e regulamentado pela Resolução TSE nº 23.215/2010, também determina a obrigatoriedade do voto. Caso o eleitor não compareça à seção, deverá justificar sua ausência.