spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

UniSul comemora 60 anos com entrega de títulos doutorhonoris causa a personalidades que impactam positivamente a sociedade

EducaçãoUniSul comemora 60 anos com entrega de títulos doutorhonoris causa a personalidades que impactam...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Mês de comemoração será marcado por homenagens, finalização da campanha de arrecadação de alimentos e festival de música 

A UniSul, integrante do ecossistema Ânima, completa 60 anos em novembro e celebra a data com uma programação especial que reforça sua contribuição à educação e à comunidade. A cerimônia de aniversário acontecerá no dia 18 de novembro, às 17h, no campus de Tubarão, onde personalidades de relevância social, científica e comunitária receberão o título doutor honoris causa, a maior honraria da instituição. 

A programação deste mês inclui também a finalização da campanha de arrecadação de alimentos “6 décadas 6 toneladas”, além das duas edições finais dos festivais de música Rock Legends, em Palhoça e Tubarão, promovendo integração entre a universidade e a comunidade.

“Nestes 60 anos, a UniSul tem reafirmado o compromisso com a produção e difusão do conhecimento, investindo em ensino, pesquisa e extensão. Ao atrair estudantes do Brasil e do exterior e promovendo ações que envolvem a comunidade local, expandimos nosso impacto positivo e fortalecemos o ensino superior catarinense”, afirma Mauri Heerdt, diretor de relações institucionais da UniSul.

Cerimônia de Títulos Honoris Causa

Em reconhecimento a indivíduos que se destacaram em suas áreas de atuação e na promoção de valores sociais e acadêmicos, a UniSul homenageará cinco personalidades com o título de doutor honoris causa. Entre os homenageados estão:

  • Grégoire Ahongbonon: Ativista beninense com décadas de trabalho na área de saúde mental na África Ocidental. Ahongbonon tem promovido a conscientização e o tratamento de doenças mentais por mais de 30 anos em uma região onde o tema ainda é tabu.
  • Dra. Irmã Monique Marie Marthe Bourget: missionária e médica canadense, pioneira na criação de equipes de saúde da família no Brasil. Seu trabalho no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, e, mais recentemente, em missões de saúde na África, tem sido exemplar.
  • Dr. Marcos Flávio Ghizoni (in memoriam): neurocirurgião e ex-professor da UniSul, conhecido por suas contribuições inovadoras para a medicina nacional e internacional. Ghizoni foi um precursor na neurocirurgia e deixou um importante legado de humanização e ensino na medicina.
  • Ricardo Cançado Gonçalves de Souza: atuou como vice-presidente executivo da Ânima Educação e atua como administrador nas empresas do ecossistema. Executivo e professor com vasta experiência em educação, Gonçalves é reconhecido por seu compromisso com a visão estratégica de desenvolvimento da UniSul e sua dedicação ao cuidado humano na educação.
  • Professor Walter Leal: um dos principais especialistas em sustentabilidade e mudanças climáticas, ocupa cátedras de pesquisa em universidades na Alemanha e no Reino Unido. Dirige o Centro de Pesquisa “Sustainability Development and Climate Change Management”. É amplamente reconhecido por seu trabalho em desenvolvimento sustentável e sua aplicação para saúde e meio ambiente.

Campanha “6 Décadas, 6 Toneladas”

Em paralelo às comemorações, a UniSul também promove a campanha “6 Décadas, 6 Toneladas”, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC) e instituições parceiras. A campanha, que se estende até o fim de novembro, mobiliza estudantes, professores e a comunidade em geral. Os alimentos podem ser entregues nos diversos campi da UniSul, e também durante o festival Rock Legends, que ocorrerá em Palhoça (Pedra Branca), no dia 15 de novembro, e em Tubarão, no dia 30 de novembro.

Rock Legends 

O festival Rock Legends, que integra a programação de aniversário, será uma oportunidade para a comunidade local comemorar com a universidade. O público pode doar alimentos que serão somados à arrecadação total da campanha “6 décadas, 6 toneladas”. 

No dia 15 de novembro, das 11h às 22h, o festival acontecerá em Palhoça, no Parque dos Lagos, na Pedra Branca. O evento, além de integrar a comunidade universitária e regional, adota práticas sustentáveis, é pet friendly e oferece uma estrutura completa para toda a família.  

O Rock Legends contará com a presença de 18 cervejarias oferecendo mais de 200 opções de chopes, um bar de drinks e 14 food trucks com variadas opções de pratos e petiscos. Para animar o público, o evento terá a apresentação de cinco bandas e um DJ, que trarão o melhor do rock para o palco do festival. São shows covers do Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Beatles, AC/DC e Metallica. Haverá também uma Feira Criativa com produtos artesanais e uma área kids com monitores especializados para garantir diversão e segurança aos pequenos. A última edição do festival será em Tubarão, no dia 30 de novembro. 

Sobre a UniSul

A UniSul, que faz parte do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, está completando 60 anos de história em 2024. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e nota 4 no Índice Geral de Cursos, índice que indica excelência no ensino. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação, 90 especializações. Também conta com cinco cursos de mestrado e quatro de doutorado, todos com conceitos 4 ou 5 na CAPES. Além, de diversos cursos livres via plataforma OneLearning. A UniSul contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A universidade é bastante atuante nas comunidades em que está inserida por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social, contabilizou mais de 270 mil atendimentos à população através dos 114 projetos gratuitos realizados por professores e estudantes.  

Foto: Dra. Irmã Monique Marie Marthe Bourge