spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Unidades prisionais aplicam provas do Encceja no Estado

SegurançaUnidades prisionais aplicam provas do Encceja no Estado
spot_img
spot_img

Compartilhe

Presos catarinenses prestaram a prova do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), nas unidades prisionais de Santa Catarina. Neste ano, o Estado bateu o recorde de inscritos, com 1.545 presos. Em 2011, apenas 102 presos haviam realizado as provas. Das 48 unidades prisionais catarinenses, 47 estiveram envolvidas durante a manhã e a tarde desta terça-feira, 29, na aplicação do exame. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

O Encceja é uma avaliação gratuita, que avalia as competências e habilidades adquiridas ao longo da vida escolar e também a vivência de mundo dos jovens e adultos que não tiveram por um motivo ou outro oportunidades de concluir seus estudos. Através desse exame o jovem ou adulto poderá encerrar o ensino fundamental e dar seguimento a seu estudo.

Para a Gerente de Apoio Psiquiátrico do Deap, Juliana Coelho de Campos, responsável pela aplicação do Exame no sistema prisional do Estado, o número de inscritos neste ano denota o esforço que o Estado vem empreendendo na ressocialização através da Educação. “O Estado de Santa Catarina já se destaca nacionalmente com os melhores índices de trabalho. Agora estamos no caminho para ser referência na área de Educação Prisional também”, finaliza Juliana.

Santa Catarina possui hoje 1,5 mil detentos estudando na educação formal através da Secretaria de Estado da Educação (SED). Neste mês, aproximadamente 100 agentes penitenciários e técnicos prisionais participaram do II Seminário de Educação em Prisões, realizado em parceria com a SED, onde se discutiu ações e metas para fomentar o crescimento do acesso quantitativo e qualitativo dos presos à educação.