Em um momento de discussão da carta do Sinep/SC, que questiona a inclusão de deficientes nas escolas regulares, as educadoras e especialistas em educação especial, Fabiana Garcez, Carla Munhoz e Maria José Lozano, se unem para ministrar o Seminário do Conhecimento à Sensibilidade que aborda a temática de ensino para autistas. O evento será nesta sexta-feira, 4, na Uniasselvi (Rua Conselheiro Mafra, 490, Centro). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui.
Mesmo com a garantia prevista na Lei de Diretrizes Básicas da Educação 9.394/96 ( capítulo V), a problemática em torno do tema é grande. Segundo a educadora Maria José Lozano a lei dá o direito de educação para aqueles que têm necessidades educacionais especiais. “Esta garantia é um avanço no contexto educativo, mas as escolas precisam estar preparadas para receberem estes alunos”.
O autismo é uma síndrome com alterações que se manifestam nas áreas da comunicação, interação social e imaginação. O autista tem uma forma diferente de aprender, organizar e processar as informações, por isso os educadores são a chave para a inclusão destes alunos no ambiente educacional e na sociedade. “O conhecimento é necessário, porém, a sensibilidade é fundamental nesse processo, pois ela faz toda a diferença”, destaca a educadora Fabiana Garcez.
O Seminário é gratuito e aberto ao público, com abordagem de temas dos diferentes tipos de autismo, mitos em torno da deficiência, alfabetização, adequação e adaptação do material usado nas escolas, além da parte prática do processo de elaboração dos materiais de ensino.