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Florianópolis, 24 novembro 2024

União Cervejeira cria selo de qualidade Beer Sensory® para mostrar excelência sensorial da produção local

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Análises sensoriais serão realizadas na região metropolitana de Florianópolis por pesquisadores do Instituto Science of Beer

Cervejarias da região metropolitana de Florianópolis serão certificadas com o selo de qualidade Beer Sensory®, criado especialmente para as empresas associadas à União Cervejeira. A entidade, que reúne 20 cervejarias, anunciou a parceria com o renomado Instituto Science of Beer para realização das análises. O objetivo é comprovar cientificamente a excelência dos produtos e conquistar ainda mais a confiança do consumidor.

Com renome internacional por sua participação em concursos, o Instituto vai analisar sensorialmente as cervejas, que implica em etapas como evocar, medir, analisar e interpretar reações das características das bebidas para gerar parâmetros controláveis de qualidade para o consumidor”, explicou Amanda Reitenbach, doutora em Engenharia Química na área de neuroengenharia, pesquisadora cervejeira e CEO do Science of Beer. O selo Beer Sensory® utiliza referências científicas já estabelecidas, porém com aprimoramentos das metodologias para inovação das análises das cervejas locais. As análises poderão ser utilizadas inclusive para concursos cervejeiros. O início das análises das amostras enviadas pelas cervejarias foi iniciado em 2022 e a expectativa é que os selos sejam emitidos a partir de abril deste ano.

“O selo foi uma forma que encontramos para que o consumidor identifique visualmente, a partir da marca Beer Sensory®, um produto de excelência e com qualidade cada vez melhor, produzido pelas cervejarias da União Cervejeira”, destacou o presidente da entidade, Reinoldo Steinhaus. “Ao conhecer melhor nossas cervejas especiais, como são feitas e especialmente os diferenciais no sabor, o consumidor também entende por que a precificação é igualmente diferente em relação a um produto da grande indústria”, observou. Para ter sua produção avaliada pelo Instituto Science of Beer, a cervejaria precisa estar localizada na região metropolitana de Florianópolis e ser associada à União Cervejeira. O selo terá 12 meses de validade, a partir da data da emissão do certificado.

Amanda Reitenbach lembra ainda que “selos de qualidade, além de agregar valor ao produto, transmitem a mensagem de que um trabalho qualificado está sendo realizado por especialistas, o que gera credibilidade tanto para as empresas envolvidas como para consumidores, que poderão se situar com relação aos parâmetros característicos do produto”.

De acordo com Reinoldo Steinhaus, as cervejarias da União Cervejeira são cada vez mais reconhecidas dentro e fora da região, inclusive com premiações nacionais e internacionais. “Com a realização de eventos, com o fortalecimento do turismo por meio do Caminho Cervejeiro que criamos e, agora, com o selo Beer Sensory®, trabalhamos para conquistar mais espaço no mercado e, assim, contribuir para que nossas empresas retomem o crescimento experimentado no período anterior à pandemia”, projetou.

Diferente de um concurso como o Brasil Beer Cup – também organizado pelo Science of Beer – as amostras de cerveja não competem entre si e são avaliadas individualmente por um painel de sommeliers de cerveja que passam por um restrito treinamento para validação de suas habilidades sensoriais e depois participam de análises de cerveja seguindo a metologia Beer Sensory. O primeiro time de avaliadores já passou por treinamento no ultimo ano e realiza as análises de forma remunerada. O projeto também conta com a parceria internacional da Anton-Paar que fornece um laudo fisíco-químico das amostras parcitipantes.

De acordo com o ultimo Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil atingiu o número de 1549 cervejarias registradas no ano de 2021, e Santa Catarina se apresenta como o terceiro Estado com maior marca de cervejarias, sendo 195 estabelecimentos registrados, indicando um crescimento anual de 26,3%.

Os critérios avaliados que são fundamentados na Análise Sensorial, podem auxiliar a indústria da cerveja em todos os processos internos, correção de condutas e protocolos de produção, bem como instruir a condução de auditorias e ainda proporcionar uma forma de prestígio reconhecimento de qualidade que pode ser explorado como uma ferramenta de marketing por parte das cervejarias. Sendo assim, com base na Ciência, o selo pode impulsionar o desenvolvimento das cervejarias de Santa Catarina, com potencial de expandir para todo o Brasil.