Florianópolis é a cidade representante do projeto 48 Hours Film Project, no Brasil. O evento desafia amantes do cinema a fazer um filme em 48 horas.
Dois dias inteiros para fazer um filme! Você toparia esse desafio? Pois tem muita gente apaixonada por cinema e por fazer filmes que topa. Florianópolis recebe a terceira edição – primeira presencial – do 48 Hour Film Project (48hfp), a maior competição de curtas-metragens do mundo inteiro, que desafia cineastas a produzir um curta-metragem em um final de semana. Tudo para deixar a criatividade rolar solta na hora de fazer um filme inteiro em 48 horas e conseguir o prêmio máximo de ter seu filme exibido em Cannes, caso ele seja selecionado para a sessão “Short Film Corner”.
Atualmente, o evento está presente em mais de 150 cidades do mundo e a capital catarinense é a representante do projeto no Brasil. As duas primeiras edições aconteceram de forma online, devido à pandemia, e em conjunto com outras cidades no grupo da “Ibero-America”. Neste ano será, oficialmente, a primeira edição presencial e exclusivamente brasileira.
De acordo com os produtores locais, Marilha Naccari, Marina Simioli e Nestor Luiz, em 2021, o vencedor do 48hfp Ibero Challenge foi a equipe brasileira “Way of Club”, que teve o seu filme “A Fita Vermelha” exibido em Cannes. “Esse resultado é um incentivo a mais para que as pessoas participem e sejam persistentes na produção de seus filmes”, comenta Marina.
Ela reforça, ainda, que para participar, não existe impeditivo. Seja um fã de cinema, profissional da área, amador, novato ou estudante, é possível participar. Caso a pessoa seja menor de 18 anos, será necessário apresentar uma autorização do responsável.
Como funciona o 48hfp
A primeira etapa, chamada de “Kick Off”, será no dia 25 de novembro. O evento é presencial e é o momento em que serão definidos todos os parâmetros para as equipes. Por sorteio, cada equipe recebe dois gêneros cinematográficos e escolhe um deles para trabalhar.
Depois, são apresentados ao vivo os três itens comuns e obrigatórios para todos os filmes: uma frase, um objeto e um personagem.
Dois dias depois, no dia 27 de novembro, chega o momento do “Drop Off”, em que as equipes têm que subir o filme finalizado, no sistema do 48hfp.
Então, no dia 30, será a exibição presencial dos filmes, momento em que também serão apresentados os três primeiros colocados da competição. O vencedor do 48hfp Floripa segue para as próximas etapas internacionais da competição.
O primeiro “Meet & Greet”, encontro para tirar dúvidas e saber quem está participando, aconteceu na última sexta-feira, online, com a presença dos produtores do 48hfp. O próximo será dia 3 de novembro.
Para participar
As inscrições são feitas em duas categorias: Early Bird, que custa R$350 com prazo até 4/11; e a Regular, que custa R$400 e tem o prazo até 25/11. Elas podem ser feitas pelo site: https://www.48hourfilm.com/florianopolis/48hfp.
O local do “Kick Off” e da exibição serão revelados pelas redes sociais do evento: @48hfp.floripa.
SERVIÇO
O que: 48 Hours Film Project
Quando: 25 a 27/11 para fazer o filme | 30/11 exibição e divulgação dos vencedores
Inscrições: https://www.48hourfilm.com/florianopolis/48hfp
Redes sociais: @48hfp.floripa