Artistas de SC podem se inscrever na 9ª edição do prêmio até o dia 18/9; vencedor fará uma residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris
Artistas de Santa Catarina têm até o dia 18 de setembro para se inscrever na 9ª edição do Prêmio AF de Arte Contemporânea. Trata-se da mais tradicional e importante premiação do calendário de artes de Santa Catarina. O artista vencedor fará uma residência artística de três meses na renomada Cité Internationale des Arts, em Paris.
O Prêmio AF de Arte é promovido desde 2013 pela Aliança Francesa de Florianópolis e desde então vem reconhecendo a trajetória de artistas de Santa Catarina com produção contemporânea. Os três finalistas ganham bolsas de estudos de francês e participam de exposição coletiva na Capital agendada para novembro.
Em 2022, a premiação volta para o Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), principal equipamento cultural do Estado. A sala irá sediar a exposição coletiva dos três melhores colocados entre 23 de novembro e 23 de dezembro.
Podem se inscrever artistas de todas as idades e que morem em Santa Catarina pelo formulário on-line disponível no site da Aliança Francesa de Florianópolis até às 23:59:59 do dia 18 de setembro de 2022 (hora de Brasília). A inscrição é gratuita.
A avaliação será a partir do portfólio apresentado, que pode variar de 10 a 30 obras produzidas em qualquer técnica, de desenho a impressão, instalação a performance etc. Além da seleção de obras, os candidatos deverão submeter biografia e nota sobre o processo criativo. O regulamento completo está no site.
O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2022 tem patrocínio da ENGIE. Apoio do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français, do Institut Français do Brasil e da Fundação Catarinense de Cultura. A produção é Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis. Fotos: Gabi Bresola, vencedora da edição 2021 do Prêmio AF de Arte Contemporânea + fotos da exposição de 2021 e dos artistas finalistas: Diego de los Santos e Fran Favero.