spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Última semana para conferir a exposição gratuita Sensos e Sentidos em Floripa

VariedadesÚltima semana para conferir a exposição gratuita Sensos e Sentidos em Floripa
spot_img
spot_img

Compartilhe

Termina neste domingo, 25, o período de visitação da mostra Sensos e Sentidos – Coleção Jeanine e Marcelo Collaço Paulo, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). A exposição reúne aproximadamente 120 obras de diferentes linguagens, incluindo pinturas, desenhos, aquarelas, esculturas e gravuras. O Masc está localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e está aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, com entrada gratuita. 
 
Com curadoria de Edina De Marco e Josué Mattos, do Masc, a exposição Sensos e Sentidos propõe recortes dentro da coleção de Jeanine e Marcelo Collaço Paulo. É composta por trabalhos vindos de diferentes escolas e movimentos da história da arte ao longo dos últimos cinco séculos, com obras de países como Portugal, Peru, França, Espanha e Itália. Na exposição é possível conferir obras de artistas destacados da cena internacional, tais como: Alfredo Ceschiatti, Bruno Giorgi, Eliseu Visconti, Ismael Nery, Jean-Baptiste Debret, Louise Canuet, Pedro Américo, Oscar Pereira da Silva, Othon Friesz, Sonia Ebling e o catarinense Victor Meirelles. Outro ponto forte é a presença de um conjunto significativo de obras de artistas centrais na produção artística catarinense, com Elke Hering, Fernando Lindote, Luiz Henrique Schwanke, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Paulo Gaiad, Rodrigo de Haro, Rubens Oestroem, entre outros.
 
Sendo um elemento central na coleção que se compôs nos últimos 40 anos, a representação do corpo aparece em registros os mais variados, que incluem iconografia cristã, cenas de gênero e retratos, cujos tratamentos encontram filiações tanto em práticas acadêmicas do Brasil e da Europa, quanto na arte medieval europeia, na pintura cusquenha, na arte jesuíta da América do Sul, nas vanguardas históricas e na arte contemporânea.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC