spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

UFSC busca voluntários para pesquisas com cápsulas de erva-mate

GeralUFSC busca voluntários para pesquisas com cápsulas de erva-mate
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Laboratório de Pesquisa em Lipídeos, Antioxidantes Naturais e Ateroscleros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está cadastrando voluntários para mais uma etapa de investigação dos benefícios da erva-mate. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC.

O estudo necessita de pessoas com colesterol alto e que estejam tomando medicamento (estatinas) há pelo menos seis meses. Podem participar homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos.

O objetivo é avaliar se o consumo de cápsulas produzidas na UFSC, contendo extrato seco de erva-mate verde ou tostada, apresenta a propriedade de reduzir o colesterol no sangue. O estudo será iniciado no dia 28 de agosto e o contato com a equipe deve ser realizado somente pelos e-mails edson@ccs.ufsc.br ou ali.mb@hotmail.com.

Na primeira fase da pesquisa, foi confirmado que as cápsulas de erva-mate não apresentaram problemas à saúde (toxicidade) e ainda diminuíram a concentração de colesterol em indivíduos saudáveis e com colesterol alto.

Para a demonstração dos possíveis efeitos benéficos, os participantes devem colaborar para a ingestão de três cápsulas de erva-mate, três vezes ao dia, durante as principais refeições (independente do horário), durante 60 dias.

A equipe precisa também da autorização dos voluntários para coleta de 12 ml de sangue (três tubos), em jejum de 12-14 horas, no primeiro e no sétimo dia do início do estudo. Serão ainda realizadas coletas após a quarta e oitava semanas, bem como a medida da pressão arterial e aferição do peso e da altura. As cápsulas deverão ser tomadas inteiras, com o auxílio de água, apenas.

Pessoas sensíveis à cafeína (um dos componentes do extrato seco de erva-mate) poderão sentir irritação gástrica, tremores, excitabilidade ou insônia. Caso ocorra algum desses efeitos colaterais, o participante deve interromper o consumo das cápsulas de erva-mate e entrar em contato com os pesquisadores.