spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

UFSC apresenta barco solar na Rio+20

Meio ambienteUFSC apresenta barco solar na Rio+20
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com um estande na Rio+20 em que apresenta projetos na área de tecnologia solar fotovoltaica. A principal iniciativa em demonstração é um barco solar que será utilizado para atender a comunidade ribeirinha de Santa Rosa, nas proximidades de Belém (PA).

O desenvolvimento da embarcação é financiado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, CNPq e INCT EREEA (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia), no âmbito do projeto “Energia solar fotovoltaica aplicada ao transporte e a atividades produtivas na Amazônia”.

Concebido pelo grupo Fotovoltaica-UFSC, o projeto conta também com o apoio institucional e técnico do Instituto IDEAL, Weg, Holos e Eletrobras. O barco solar está em fase de finalização e, após concluído, terá capacidade para 22 pessoas sentadas, potência de 4 kWp de módulos solares fotovoltaicos, banco de baterias no próprio barco (para armazenar a energia gerada pelos módulos e gerando autonomia para cinco horas de navegação), entre outras características.

Será utilizado principalmente para buscar crianças em suas casas e levá-las ao centro educacional que atende Santa Rosa – e conduzi-las de volta ao final da aula. Também poderá ser usado para transportar a produção local.

A comunidade de Santa Rosa está localizada no Furo do Nazário, Ilha das Onças, município de Barcarena, no estado do Pará. Fica a aproximadamente 12 km da sede municipal e a 4 km de Belém.


Foto:
Rogério Ferraz