spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

UFSC sedia seminário sobre assédio moral no trabalho a partir desta segunda-feira

EventosUFSC sedia seminário sobre assédio moral no trabalho a partir desta segunda-feira
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será sede, a partir desta segunda-feira, 30, do III Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho. As inscrições estão encerradas e o encontro, realizado no Centro de Cultura e Eventos, termina nesta terça-feira, 1. As informações são da Agecom.

Os debates têm por objetivo divulgar o tema assédio moral no trabalho por meio de palestras com pesquisadores referenciais no Brasil, discutir o problema em mesas-redondas e apresentar relatos de investigação científica, casos e experiências.
O assédio moral no trabalho é cada vez mais comum e prejudica as relações interpessoais e organizacionais. De 2008 a 2013 foram denunciados 540 casos na sede do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, que abrange 32 municípios. Só este ano foram 49 registros.

Violências, situações de humilhação, constrangimentos, condições de trabalho dificultadas e atentados contra a dignidade são características do assédio moral. A prática pode comprometer a saúde e a vida dos trabalhadores, assim como o desempenho organizacional.

O Seminário é promovido pela UFSC, pelo Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador no Estado de Santa Catarina (FSST/SC), pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), e pela Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região.