A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano Regional (Anpur) realiza seu encontro nacional na UFSC, de 25 a 29 de maio. O XIII ENAnpur discutirá o tema ´Planejamento e Gestão do Território: escalas, incertezas e conflitos`, em conferências, mesas-redondas, sessões temáticas e livres. Esta é a primeira vez que o evento é realizado em Santa Catarina.
Durante os cinco dias do evento cerca de 350 trabalhos serão apresentados nas sessões temáticas, durante o período da tarde. Outros 50 temas serão abordados nas sessões livres, à noite, além daqueles que serão debatidos pela manhã nas mesas-redondas.
Os assuntos, desde mudanças climáticas em diversas escalas, até os conflitos em cidades latino-americanas, estão diretamente ligados ao objetivo de buscar idéias e soluções no âmbito urbano regional.
Fundada em 1983, a Anpur realiza encontros nacionais de dois em dois anos, desde 1986, e busca congregar programas universitários de pós-graduação que desenvolvam pesquisas sobre planejamento urbano regional. O principal evento da entidade é o encontro nacional, o ENAnpur, que este ano será em Florianópolis.
O ENAnpur congrega profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas. São esperados mais de mil participantes, entre geógrafos, arquitetos, sociólogos e historiadores.
As conferências são destaque do evento e serão realizadas no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC:
Dia 25, às 18h:
‘Planejamento e gestão do território’, com a geógrafa Bertha Becker, professora Emérita da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Ciências.
Dia 26, às 11h:
“América Latina: do berço ao túmulo do Neoliberalismo?’, com
Emir Sader, professor de sociologia e diretor do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ.
Dia 28, às 11h:
‘Planejamento e gestão espacial da pobreza’, com Ananya Roy, professora e chefe do departamento de Planejamento Urbano Regional da Universidade de Berkeley, Califórnia/EUA.
Para inscrições e mais informações sobre o ENAnpur acesse:
http://www.xiiienanpur.ufsc.br
Por Erich Casagrande/Bolsista de Jornalismo da Agecom