Dos sete projetos realizados no Estado, os dois mais expressivos foram concretizados na Capital. O Parque Dias Velho, no Aterro da Baía Sul, pela qualidade paisagística; e o segundo, o Jardim da Universidade Federal de Santa Catarina, por seu caráter público.
Segundo os organizadores da oficina, apesar da importância histórica e artística de seu legado, a maior parte desse patrimônio encontra-se completamente descaracterizado e impossibilitado de uma restauração. No caso dos jardins da UFSC, a Praça da Cidadania apresenta estrutura que possibilita recuperação parcial do projeto original. Apresentar essa historiografia e oferecer instrumentos norteadores de uma possível intervenção é o tema central dessa oficina.
Roberto Burle Marx nasceu em 1909 e este ano comemoraria 100 anos. Em todo o Brasil diversas exposições e conferências foram organizadas relembrando sua obra. “Nosso objetivo com este evento será em primeiro lugar celebrar esta data, e em segundo criar um grupo de trabalho para restaurar o jardim e entregar como presente nos 50 anos de aniversário da UFSC, em dezembro de 2010”, informa o professor Cesar Floriano, do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, organizador da oficina.
Programação
Módulo I – Fundamentação Teórica
14h – Abertura do Evento: Vice-Reitor Carlos Alberto Justo da Silva
14h15 – A presença de Burle Marx em Florianópolis – Professor Cesar
Floriano dos Santos
14h45 – O jardim da Universidade Federal de Santa Catarina – Professor José Tabacow
15h15 – Plano Diretor paisagístico para o Campus da UFSC – Arquiteta Maria das Graças Amaral DIPLAN/ ETUSC
15h45 – Debates
16h – Intervalo
Modulo II – Ateliê
16h15 – Conceituando e lançando diretrizes de revitalização.
Mais informações nos e-mails: cesarflorianopolis@gmail.com
elomalano@gmail.com