spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

UFSC lembra Novembrada com evento no Centro de Filosofia e Ciências Humanas

VariedadesUFSC lembra Novembrada com evento no Centro de Filosofia e Ciências Humanas
spot_img
spot_img

Compartilhe

Às vésperas de completar 30 anos, a Novembrada recebe uma homenagem nesta segunda e terça-feira, dias 23 e 24, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. O “UFSC – Novembrada 30 anos” é uma iniciativa de quatro alunos do curso de Ciências Sociais que pretendem lembrar, discutir e contar a história do episódio marcado pelo manifesto em recepção ao presidente João Figueiredo, em visita à Florianópolis, no dia 30 de novembro de 1979.

A Revolta em Florianópolis foi organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC. Inicialmente era apenas um protesto contra o alto custo de vida em contraste com o esbanjamento das elites. Mas a manifestação fugiu das rédeas do DCE e tomou o Centro da cidade, culminando com a “saída pela tangente” do presidente Figueiredo.

O “UFSC – Novembrada 30 anos” recebeu apoio do coordenador do curso, professor Julian Borba. O objetivo dos alunos é também fazer uma reflexão dentro das ciências sociais acerca de temas como re-democratização, memória, ditadura militar, entre outros. O evento é gratuito e aberto ao público.

Para isso, participa de mesa-redonda uma das idealizadoras da Novembrada, Lígia Giovanella, que na época era vice-presidente do DCE e chegou a ser presa por causa da manifestação. Haverá exposição de fotos e trabalhos no Hall do CFH.

Programação

Segunda-feira (23/11)

19h – Apresentação do filme “Novembrada”, de Eduardo Paredes.

19h30 – Mesa-redonda “Atores, narrativas e vivências: movimento estudantil e o momento da Novembrada”, com Marize Lippel e as professoras Lígia Giovanella e Janice Tirelli.

Terça-feira (24/11)

9h – Apresentação do documentário “Novembrada: um protesto esperado” –(Ana Carla Pimenta)

9h30 – Mesa-redonda “Retrospectiva nacional e regional: Oligarquias e Política no processo de re-democratização”, com os professores Luís Felipe Miguel, Remy Fontana e jornalista Moacir Pereira.

14h – Mesa-redonda “Motivos para pensar a Novembrada atualmente: Re-significação histórica do episódio e o direito à Memória”, com as professoras Sônia Maluf, Mariana Joffily e Marlene de Fáveri, no auditório do CFH.

Saiba mais sobre a Novembrada acessando o Jornal Universitário n°406.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9253.

Por Maria Luiza Gil / Bolsista de Jornalismo da Agecom