spot_imgspot_img
Florianópolis, 16 janeiro 2025

UFSC fica em 8º lugar entre universidades brasileiras em ranking da revista Nature

EducaçãoUFSC fica em 8º lugar entre universidades brasileiras em ranking da revista...
spot_img

Planejamento financeiro: 58% dos idosos não se prepararam para a aposentadoria

Estudo destaca a relação entre organização financeira e saúde...

Santa Catarina aprova lei que obriga o teste do olhinho em recém-nascidos

Com o apoio da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, estado...
spot_img

Compartilhe

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) classificou-se na 8ª posição entre as universidades brasileiras e na 5ª entre as federais no Nature Global Index, divulgado no dia 18 de junho pela revista "Nature". As informações são da Agência de Notícias da UFSC (Agecom).

No levantamento, é atribuído um ponto a cada país ou instituição se um ou mais autores de um artigo de pesquisa são daquela instituição ou país, independentemente de quantos coautores são de outras instituições ou países. Considerando-se a América do Sul, a Universidade ficou na 20ª posição no critério.

O ranking Nature avalia publicações em cerca de 70 periódicos considerados de impacto mundial nas áreas de Terra e Meio Ambiente, Ciências Biológicas, Física e Química, conforme três indicadores diferentes. Os outros dois, além do AC, são:

– Fractional Count-FC (contagem fracionada), que leva em conta a porcentagem de autores que são daquela instituição ou país e o número de instituições afiliadas em cada artigo. Para calcular o FC, considera-se que todos os autores colaboraram igualmente para o artigo e o FC combinado máximo para qualquer artigo é 1. Neste indicador, a UFSC ficou em 9º entre as universidades brasileiras, 6º entre as federais e 18º entre as sul-americanas.

–  Weighted fractional count-WFC  (contagem fracionada ponderada), que utiliza uma ponderação para retirar peso dos artigos de Astronomia e Astrofísica na base de dados considerada. Isso é feito porque o número dessas publicações é muito maior que o de qualquer outro campo das Ciências Naturais. O número, então, é obtido multiplicando-se a conta fracional de artigos nesses veículos por 0,2. Esse peso menor é a proporção aproximada do nível em que Astronomia e Astrofísica são mais representadas. Esse critério coloca a UFSC como a 11ª universidade brasileira, 8ª federal e 21ª sul-americana.

Na área de Química, a UFSC obteve colocações mais altas. De acordo com o critério AC, ficou em 4º no Brasil, 2º entre as federais e 8º na América do Sul. Nas pontuações FC e WFC, ficou como 5ª das brasileiras, 3ª das federais e 7ª das sul-americanas.