spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Udesc recebe dramaturgo para palestra sobre teatro grego na quinta-feira

Cursos e PalestrasUdesc recebe dramaturgo para palestra sobre teatro grego na quinta-feira
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá na quinta-feira, 27, a palestra "Teatro Grego – Origem e Contemporaneidade", que será ministrada pelo dramaturgo e diretor teatral Roberto Alvim. O encontro ocorrerá na Sala Cenografia do Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, às 14h.

Nesta semana, entre quarta, 26, e sexta-feira, 28, será apresentada gratuitamente a peça "Peep Classic Ésquilo", no Teatro Governador Pedro Ivo, também na Capital. Ambos os eventos são gratuitos.

Sobre o dramaturgo

Aos 41 anos, o carioca Roberto Alvim é nome de grande influência no teatro nacional, em dois âmbitos: pelas suas criações e por sua proposta de repensar as delimitações de linguagem no teatro.

Com suas aulas e oficinas de fundamentação teórica, majoritariamente em São Paulo e Curitiba, vem estendendo suas ideias a uma nova geração de artistas.

Ao lado da atriz e diretora Juliana Galdino, Alvim fundou, há oito anos, a companhia teatral Club Noir, que tem sua sede no teatro/bar/livraria de mesmo nome na Rua Augusta, em São Paulo. O espaço proporciona uma experiência que se tornou obrigatória para os amantes do teatro contemporâneo.

Sobre a montagem

A montagem, da companhia teatral paulistana Club Noir (co-fundada por Alvim), é inovadora: apresenta, durante três dias, todas as obras de um dos mais antigos autores teatrais conhecidos, o grego Ésquilo.

As seis peças têm estética minimalista: no mesmo sistema cênico, um cubo delimitado por linhas metálicas e iluminado por luz fria. "Peep Classic Ésquilo" foi largamente premiada, inclusive com o Prêmio Especial da Associação Paulista de Críticos de Arte (Apca), em 2012.

Contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013-2014, o projeto circulará por Florianópolis e outras oito cidades, traçando um panorama histórico das origens do teatro na Grécia antiga, os sentidos do fenômeno trágico e os desdobramentos e diálogos da poética fundante de Ésquilo na contemporaneidade (nos âmbitos filosófico e artístico).