spot_imgspot_img
Florianópolis, 2 janeiro 2025
spot_imgspot_img

Udesc oferece check up gratuito de saúde para ex-fumantes com mais de 40 anos

SaúdeUdesc oferece check up gratuito de saúde para ex-fumantes com mais de...
spot_img

OAB/SC tem novo presidente: Juliano Mandelli assume o cargo

Advogado de Balneário Camboriú, ele sucederá Cláudia Prudêncio para...

ACIF prestigia cerimônia de posse do prefeito e vereadores de Florianópolis

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) marcou presença na...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Ex-fumantes com mais de 40 anos de idade podem fazer um check up gratuito para avaliar a capacidade dos pulmões e dos músculos envolvidos com a respiração e exercícios físicos. O serviço é oferecido pelo Laboratório de Fisioterapia Respiratória da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), localizado no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da universidade no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Além de exames como a espirometria, que avalia a capacidade pulmonar, os pacientes têm a possibilidade de fazer um tratamento de reabilitação também de graça, de acordo com o resultado dos testes. Os interessados devem procurar o Laboratório de Fisioterapia Respiratória da Udesc Cefid (Rua Pascoal Simone, 149, Bairro Coqueiros, Florianópolis) pessoalmente ou pelo telefone (48) 3321-8602.

Para participar, além de ser ex-fumante e ter idade a partir de 40 anos, é preciso ser sedentário (não estar praticando exercício físico regularmente) e ter diagnóstico médico de DPOC. Não podem fazer os testes pacientes que já passam por algum tipo de tratamento para a doença pulmonar.A iniciativa é uma ação do programa de extensão Inspirar, da Udesc Cefid.

Avaliações

As avaliações são feitas na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid. Entre os exames aplicados estão a espirometria (que mede os volumes e fluxos pulmonares), teste de capacidade funcional (caminhada de seis minutos) e avaliação da mobilidade diafragmática (fluoroscopia).

Os resultados são entregues na hora. Os pacientes avaliados podem ser selecionados para participar do projeto de extensão Atenção à Saúde de Indivíduos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), onde terão acesso gratuito ao tratamento, caso se enquadrem nos parâmetros do projeto.