spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Udesc lança monitor on-line de casos de Covid-19 no Brasil criado por egresso e professor

SaúdeUdesc lança monitor on-line de casos de Covid-19 no Brasil criado por...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta quinta-feira, 2, o site Monitor Covid-19, uma plataforma interativa que oferece análises de dados sobre os casos da doença provocada pelo novo coronavírus no Brasil, em nível nacional, estadual e municipal. O objetivo é ajudar pesquisadores, gestores públicos e os cidadãos em geral a monitorar e combater a pandemia no país.

O monitor é em uma aplicação de código aberto (que permite a programadores acessarem e adaptarem seu código), criado voluntariamente por um egresso do curso de Economia do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, o cientista de dados Vinícius de Sousa. O software captura automaticamente as atualizações do brasil.io, que faz a coleta e tratamento dos dados dos boletins das secretarias estaduais de saúde.

Vinícius fez toda a codificação do site e contou com a orientação do pai, o professor Antonio Heronaldo de Sousa, que leciona a disciplina de Algoritmos e Linguagem de Programação nos cursos de engenharia da Udesc Joinville. Pai e filho, reunidos pela quarentena, trabalharam nos intervalos de home office de suas atividades profissionais para estruturar a aplicação.

O código da aplicação está disponível em
github.com/viniciusmsousa/Covid19-Monitor.

Com a aplicação pronta, a Reitoria da Udesc ofereceu a infraestrutura de hospedagem e publicação do site para a difusão das informações de monitoramento na Internet. Esse trabalho teve o apoio técnico da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic) da universidade.

De acordo com Vinícius, a ideia é ampliar as análises oferecidas pelo site, inclusive acrescentando dados mundiais. “Contribuições e sugestões são bem-vindas”, postou o economista e cientista de dados em post no Linkedin. Ele criou a apliação com o Framework Shiny da Linguagem de Programação R.

Segundo o professor Antonio Heronaldo, o software vai ser continuamente aprimorado. “Ele pode ajudar aos agentes públicos nas políticas de combate à doença, essa é a maior motivação, mas os dados também pode ser usados por pesquisadores para outras ações”, explica.

Acesse o Monitor Covid-19 em covid.monitor.udesc.br.