Comitês locais do Movimento ODS se reúnem nesta sexta
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe nesta sexta-feira, 6, o 3º Encontro dos Signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, reunindo representantes de organizações que integram os comitês Ilha e Grande Florianópolis. O evento será das 13h30 às 18h, no Espaço Fesag, dentro do Centro de Ciências em Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc em Florianópolis.
O objetivo é fomentar ações e iniciativas voltadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. O encontro do Movimento ODS SC tem apoio da Rede ODS Udesc, projeto ligado ao programa de extensão universitária Pontas da Sustentabilidade, da Udesc Esag.
Entre os signatários do Movimento ODS presentes estarão representantes de instituições de ensino, empresas, organizações sem fins lucrativos e orgãos públicos.
Oficina
A programação inclui uma oficina sobre os Objetivos de Desenvolvimento Interno (IDG, na sigla em inglês). O ministrante é o psicólogo Leonardo Marques, especialista em sustentabilidade. Os participantes conhecerão o movimento global dos IDG, que propõe o desenvolvimento de competências internas para fortalecer o protagonismo de indivíduos diante dos desafios globais, como os mapeados pelos ODS.
A oficina incluirá uma atividade prática para a criação de uma “bússola pessoal” de valores e competências. A ideia é preparar os participantes para serem agentes de mudança, capazes de atuar com mais impacto nas suas comunidades e no mundo.
A organização do encontro adotou medidas para reduzir o impacto ambiental, como grupo de carona solidária entre os participantes e pedido para que todos tragam seus próprios copos ou xícaras, ajudando a reduzir o desperdício de materiais descartáveis.
ODS SC
Atuando de forma democrática e participativa, o Movimento Nacional ODS SC tem atualmente 14 comitês locais espalhados pelo Estado. A Udesc faz parte do movimento há mais de 10 anos. A professora Janice Bogo, do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag,representa a universidade desde 2019 e está na coordenação do Comitê Ilha de Florianópolis desde 2021.