spot_imgspot_img
Florianópolis, 3 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Udesc Esag e comunidade se mobilizam para criar o Parque do Jacaré em Florianópolis

Meio ambienteUdesc Esag e comunidade se mobilizam para criar o Parque do Jacaré...
spot_img

NDTV promove concerto musical em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã em SC

Repertório homenageia os maiores nomes da música erudita germânica. Florianópolis...

FCC publica versão digital do Guia de Museus de SC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da...
spot_img

Compartilhe

Comunidade se reuniu no sábado para pedir implantação do parque ambiental

O Parque do Jacaré, unidade ambiental a ser criada nas áreas de manguezal próximas ao bairro Santa Mônica, em Florianópolis, mobilizou comunidade e universidade neste sábado. A área foi sinalizada com a colocação de placas, numa parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Fórum de Governança EcoSocial de Bens Comuns de Florianópolis (Fórum Ecoar), que reúne 40 organizações comunitárias da cidade.

A criação do parque ambiental foi objeto de um dos projetos desenvolvidos no primeiro semestre deste ano por estudantes e professores da 6ª fase do curso de graduação em Administração Pública do Centro de Ciências em Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, atendendo a demandas apresentadas pelo Fórum Ecoar.

A criação do parque de 18,5 mil metros quadrados ajudará a combater alguns problemas enfrentados pelas comunidades da Bacia do Itacorubi, como alagamentos, falta de saneamento e poluição do mangue. A criação do Parque do Jacaré está prevista no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em 2006 para compensar os impactos ambientais causados pela construção do Villa Romana Shopping.

Abaixo-assinado

O projeto desenvolvido pela turma do curso de Administração Pública contou também com apoio do programa de extensão universitária Observatório de Inovação Social de Florianópolis, da Udesc Esag. O trabalho incluiu apoio à criação de uma associação de amigos do parque e a elaboração e a instalação das placas de sinalização.

A ação no sábado, que também contou com o apoio do Fórum da Bacia do Itacorubi e de outros movimentos locais, representou o esforço coletivo para sensibilizar a população e pressionar as autoridades ao cumprimento do TAC. O evento de sábado também deu início a uma coleta de assinaturas, feita de forma on-line e presencial, a favor da implementação do Parque do Jacaré.

Assine aqui o abaixo-assinado on-line.