spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Turnê “Eu Milongueiro” traz composições autorais de Rafael Puerta em quatro shows gratuitos

VariedadesTurnê "Eu Milongueiro" traz composições autorais de Rafael Puerta em quatro shows...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O violonista, cantor e compositor Rafael Puerta apresenta seu trabalho autoral “Eu Milongueiro” em quatro cidades catarinenses. Com um repertório que inclui composições como “Faca” e “Quisera Eu”, que figuram em listas de melhores da música brasileira, o primeiro show acontece nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro do Grupo Armação (Praça XV de Novembro, 344), em Florianópolis. 

Em seguida, a turnê segue por Laguna, dia 15, às 20h, no Cine Teatro Mussi; Itajaí, dia 16, às 20h, no Mercado Público; e Lages, dia 17, às 21h, na Pousada Rural Sesc. Todos os shows são gratuitos, com acessibilidade em libras e, ao final de cada um deles, Rafael Puerta faz um bate-papo de até 30 minutos sobre milonga e composição, aberto para perguntas do público. Em Itajaí haverá arrecadação de ração animal, água,  roupas, alimentos de fácil preparo e não perecíveis para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O álbum solo “Eu Milongueiro”, lançado em 2022, tem como raiz a milonga, ritmo rio-platense muito presente na região do Cone-Sul, também conhecido por seu lirismo e simplicidade. No formato voz e violão, o show traz músicas que remetem a uma “estética do frio”, baseadas e inspiradas na geografia da região da Serra Catarinense, de onde vem o compositor. Os temas falam de natureza, da infância, do cavalo, da montanha e da ancestralidade do autor.

“As composições revelam uma linguagem filosófica, interiorana e regionalista”, define Rafael Puerta. A obra tem a marca de sua personalidade enquanto jovem poeta influenciado pela realidade contemporânea e pelos sentimentos que povoam uma mente inquieta, sempre em busca da expressão através da arte. “Procuro unir minha ancestralidade à experiência com o novo, por meio de uma linguagem poético-musical minimalista, caracterizada por melodias e harmonias simples e poemas líricos”, completa.

Rafael Puerta também integra o trio Rédea Solta, com o qual lançou os álbuns “Frutificando” e “Efrata”, ambos presentes em listas de melhores álbuns da música brasileira. O primeiro foi eleito o melhor álbum de música catarinense em 2015, além de ganhar uma pré-indicação ao Prêmio da Música Brasileira. Seu trabalho é reconhecido em importantes festivais de música nativista, como a Sapecada da Canção Nativa – considerado um dos maiores da América Latina – que ocorre durante a Festa Nacional do Pinhão em Lages/SC.

O autor já teve composições gravadas, bem como parcerias de palco e de estúdio, com nomes como Luiz Carlos Borges, Neto Fagundes, Rock de Galpão, Luiz Meira, Alegre Corrêa, Françöis Muleka, Pirisca Grecco, Ricardo Bergha, Joana Castanheira, Roger Corrêa e Iva Giracca. Ainda participou do primeiro reality show de Santa Catarina, o Canta Mais, de programas como Galpão Crioulo e Cantos do Sul da Terra.

A turnê “Eu Milongueiro” é um projeto selecionado pelo Edital de Chamamento Público Nº 37/2023 – Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023 , por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC.

Eu Milongueiro

Sou milongueiro, cantador

Compositor das lembranças 

Dos caminhos e andanças 

Que me fizeram sonhador.

Sou milongueiro, cantador

Da esperança, da união 

Do poema, da canção 

Do sul, da vida, do tempo

E largo milongas ao vento

Como quem planta no chão.

SERVIÇO:

Turnê “Eu Milongueiro”

Entrada Gratuita

Florianópolis

10/05 – 20h

Teatro do Grupo Armação – Praça XV de Novembro, 344 – Centro.

Laguna

15/05 – 20h

Cine Teatro Mussi – Av. Eng. Colombo Machado Sálles, SN – Centro.

Itajaí

16/05 – 20h

Mercado Público – R. Félix Busso Asseburg, 25 – Centro.

Lages

17/05 – 21h

Pousada Rural Sesc Lages – Rodovia SC 114, km 219, s/n – Rincão Comprido.

Crédito da foto: Tóia Oliveira