Por Carmelo Cañas , editor do DeOlhoNaIlha
Mais um verão se apresenta e é dever de quem vive o dia a dia da cidade fazer um alerta aos que pretendem visitar Florianópolis na alta temporada: aumentou a criminalidade na capital catarinense.
Os números comprovam: 170 mortes violentas já foram registradas em 2017. Número recorde, preocupante para uma cidade que em 2002, por exemplo, registrou apenas 8. No ano passado foram 91, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A violência urbana se manteve insistentemente presente nas manchetes de jornais durante o ano. Assaltos à luz do dia e conflitos entre traficantes em bairros periféricos foram os principais motivos.
O alerta não é para que as famílias cancelem suas viagens, muito pelo contrário, os turistas são muito bem vindos e não há motivo para pânico exagerado. A cidade não virou "terra de ninguém", a Polícia Militar de Santa Catarina está trabalhando forte para garantir a paz e o governo estadual promove uma operação especial de segurança nesta época do ano. Ainda é possível desfrutar de uma excelente estadia em Floripa com total segurança, basta que algumas precauções sejam tomadas.
É bom que os visitantes, acostumados a épocas em que a tranquilidade absoluta reinava por aqui, estejam mais atentos. Antes da saída para algum dos muitos passeios que a cidade oferece, é bom saber exatamente qual o caminho pegar para evitar entrar por engano em algum dos locais onde os traficantes estão em constante conflito. Não é uma tarefa complicada, uma vez que os acessos a todas as praias da Ilha são bem sinalizados e vigiados. Os demais cuidados necessários não são diferentes dos que devem ser adotados em qualquer grande cidade brasileira.
A Ilha da Magia, apesar dos pesares, segue sendo uma ótima opção para as festas de fim de ano e período de férias. Com a esmagadora maioria da população formada por gente de bem, a cidade promete ser palco de muita diversão para as famílias dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo que por ela passam durante o verão.