spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Turismo Sustentável por meio do Programa Chave Verde

Meio ambienteTurismo Sustentável por meio do Programa Chave Verde
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Chave Verde é um programa de qualidade e educação ambiental, de âmbito internacional, que promove o turismo sustentável através do reconhecimento de boas práticas. Foi criado na Dinamarca, em 1984, visando acolher na sua rede hotéis, pousadas, campings e infraestruturas de lazer (parques) que buscam a gestão e a utilização de recursos com sustentabilidade.

Para colocar o Brasil — especialmente Florianópolis e sua Região — neste caminho rumo ao verdadeiro turismo sustentável, a Associação FloripAmanhã firmou um Termo de Cooperação com o Instituto Ambiental Ratones – IAR, o representante legal no Brasil dos programas da Fundação para Educação Ambiental – FEE, entidade responsável pelo Programa Chave Verde (Green Key) no mundo. A certificação “Chave Verde” já foi concedida para 642 hotéis, pousadas e campings em 13 países da Europa, África e Ásia.

Os serviços de consultoria para Chave Verde da Associação Floripamanhã envolvem a identificação das áreas de aperfeiçoamento nos empreendimentos hoteleiros; a preparação do empreendimento para a avaliação pela entidade internacional; e a orientação quanto às ações de todos os envolvidos.

A fim de contribuir para a proteção do ambiente e dos recursos naturais, a FloripAmanhã — através da implantação do Programa Chave Verde em hotéis, pousadas e similares de Florianópolis e região — pretende:

• Diminuir o consumo de energia e água;
• Disseminar o uso de produtos com baixo impacto ambiental;
• Aumentar o nível de conscientização ambiental dos empreendedores, suas equipes, autoridades, fornecedores e outros interessados do setor turístico;
• Incentivar fornecedores do setor turístico a entregar produtos e serviços de acordo com as melhores práticas para o meio ambiente.

Algumas vantagens para os empreendimentos turísticos que optarem pela certificação “Chave Verde:

• Redução de 22 a 27% no consumo de energia, água e gás, seguindo as orientações do programa;
• Reconhecimento internacional como um empreendimento que se preocupa com o desenvolvimento sustentável;
• Direito de ostentar bandeira e diploma “Chave Verde”;
• Identificação nos sites nacionais e internacionais da FEE;