spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

TUM Festival movimenta a cadeia produtiva da cultura em Florianópolis

VariedadesTUM Festival movimenta a cadeia produtiva da cultura em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

O TUM Festival prepara sua sétima edição e alguns nomes já estão definidos: Fernanda Abreu, João Bosco, Otto, Beto Guedes, Suraras do Tapajós, Amaro Freitas e Zé Manoel (mais em https://tumfestival.com.br). Mas além da atividade artística e cultural, o Festival faz a cidade de Florianópolis, com mais de 537 mil habitantes, crescer economicamente em torno dele.

Na edição anterior (2023), o evento recebeu um público estimado de 10 mil pessoas, gerou 450 contratações diretas e indiretas e movimentou cerca de três milhões de reais. Mobilizou plateias de 10 cidades de Santa Catarina, somando 300 convidados do Brasil (20 estados brasileiros), América Latina e Europa (Uruguai, Paraguai, Argentina, México, Colômbia, Chile, Noruega, Portugal, França e Guiné). Para este ano, espera-se alcançar um retorno maior de público e financeiro.

Cerca de 120 artistas e bandas autorais de vários cantos do país já passaram pelos palcos do TUM nas seis edições anteriores. Nomes de peso como João Bosco, Lenine, Liniker, Rosa Passos, Mart`nália, Alceu Valença, Roberta Sá, Hamilton de Holanda, Pato Fú, Sandra de Sá, Ana Canãs, Attoxxa, entre outros. Mas o TUM observa também os novos artistas, gerando oportunidades de uma série de conexões nacionais e internacionais criativas com programadores, produtores e artistas no mesmo espaço de convivência – promovendo networking na área musical, tecnológica e cultural por meio de palestras, workshops, oficinas, pitchings, speed meetings e rodadas de negócios, que colocam frente a frente artistas e compradores. Nesta sétima edição, estão nomes como o produtor musical Max Viana, Melina Delfino do Ministério de Cultura de Santa Fé – Portugal, a produtora artística Fabiana Lian, o produtor musical Pena Schmidt, e outros expoentes do mundo da música.

Ivanna Tolotti _ Crédito: Sandra Puente e Nilva Damian

Segundo Ivanna Tolotti, idealizadora do TUM Festival, o evento foi criado para fortalecer a cadeia produtiva da música e ser um potencializador de carreiras para os artistas independentes, algo que é o diferencial mais rico do Festival. “Fico imensamente feliz de ver que estamos atingindo os objetivos de maneira muito eficaz. Todas as ações do TUM, como o ‘Acelera’, o ‘TUM Lab’, as conferências e workshops, têm ajudado muitos artistas em início de jornada a moldarem suas carreiras e se estabelecerem no circuito. Durante sete anos conseguimos trazer para Florianópolis, uma praça distante do Sudeste, grandes nomes do mercado musical do país e do mundo. Muitos contratos foram fechados aqui, muitas turnês se iniciaram a partir das apresentações no palco do TUM. Assim, contribuímos concretamente para que a cadeia produtiva cresça e que o dinheiro circule com mais equilíbrio”, avalia.

TUM Lab: Acelerador de Carreiras

A grande novidade de 2024 é o TUM Lab, um programa inovador de aceleração de carreira musical comandado pelo renomado guitarrista e produtor Max Viana. A iniciativa contará com profissionais de peso dentro do segmento, como Torcuato Mariano (The Voice Brasil), Barral Lima e Pena Schmidt, que orientarão os artistas selecionados em áreas como identidade artística, escolha de repertório, composição, sonoridade, produção de conteúdo e estratégias de lançamento, entre outras dicas.

Serviço

TUM FESTIVAL – Tudo Pulsa! Pelo Futuro da Música, Pelo Futuro da Vida!

Datas: 2 a 9 de novembro de 2024

Local: Boulevard 14/32 – Floripa Airport (Rod. Acesso ao Aeroporto, 6.200 – Carianos, Florianópolis – SC)

Horário: a partir das 17h

Entrada gratuita

Local: CIC – Centro Integrado de Cultura – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis

Horário: 20h30

Ingressos: a partir de R$45,00 – disponíveis para compra no site da Blueticket (www.blueticket.com.br)

Incentivo: Rede Imperatriz

Apoio Cultural: Floripa Airport e Hotel Faial

Realização: PIC (Programa de Incentivo à Cultura), MIS- Museu da Imagem e do Som, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina

Esse projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.

Realização: Ivanna Tolotti Produções