O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) divulgou uma nota às 16h30 deste domingo, 7, falando sobre informações disseminadas nas redes sociais a respeito de possíveis fraudes em urnas eletrônicas.
Confira a Nota de Esclarecimento do TER-SC na íntegra:
"Em razão de boatos disseminados pelas redes sociais, o Presidente e o Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina esclarecem que a digitação do número do candidato, seguida rapidamente da tecla “confirma”, pode encerrar a votação antes da exibição da foto, sendo o voto, entretanto, contabilizado independentemente da exibição ou não da foto.
Juízes e representantes da Justiça Eleitoral compareceram a diversas seções eleitorais em que foram registradas reclamações e constataram que a votação ocorreu normalmente.
Esclarecem, ainda, que todas as urnas eletrônicas utilizadas são testadas continuamente em audiências públicas sem registro de quaisquer problemas dessa natureza.
A Justiça Eleitoral reafirma a segurança e a transparência de todo o processo eleitoral e seu compromisso com a democracia.
Florianópolis, 7 de outubro de 2018, às 16h30.
Des. Ricardo Roesler – presidente do TRE-SC e Des. Cid Goulart – corregedor regional eleitoral"