Os trabalhadores da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) decretaram greve por tempo indeterminado em uma assembleia geral da categoria realizada na manhã desta quinta-feira, 12. A coleta de lixo e todos os serviços estão suspensos. Os trabalhadores agora aguardam um contato da empresa para iniciar a negociação.
Segundo Willian dos Passos, diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), ouvido pelo DeOlhoNaIlha, a greve foi decretada porque a Comcap descontou pensões alimentícias e empréstimos consignados no contracheque do dia 29 de junho, mas os valores não foram repassados a quem de direito.
Por conta disso, explica o diretor do sindicato, alguns trabalhadores estão correndo o risco de ir para cadeira, por falta de pagamento da pensão, e alguns já foram negativados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPS)/Serasa.
O diretor diz que a empresa tomou essa atitude porque está com as contas bloqueadas judicialmente, por conta de um caso que, segundo Willian, remonta a 1992 e contas não pagas a uma empresa que prestava serviços para a Comcap na época.
Além disso, a categoria reivindica também o fim dos atrasos no pagamento do vale transporte e do vale alimentação, o conserto de caminhões quebrados, o fim de descumprimentos do Acordo Coletivo, da falta de equipamentos e de uniformes (até luvas e vassouras racionadas).
Foto: www.sintrasem.org.br