Competição segue até sábado em Florianópolis
Os 300 velejadores que estão em Florianópolis, disputando o XXI Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, enfrentaram 36 graus embaixo de muito sol, mas as condições de vento e mar estavam tão boas nesta quinta-feira, que eles começaram a reclamar do calor só quando fecharem as duas regatas e retornaram à sede oceânica do organizador do evento, o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, em Jurerê. “Foi um dia muito bom. Administramos bem a distância em relação ao Loyal e vencemos no tempo corrigido”, comemorou Marco Brancher, tripulante do Touché Super, que assumiu a liderança na ORC Internacional 500, deixando o Loyal/Red Nose/Phillips em segundo e o Land Rover em terceiro.
“Além do dia perfeito, não erramos em nada e brigamos o tempo inteiro com os barcos da ORC Internacional 600”, falou Francisco Freitas, que se mantém na primeira posição da ORC Internacional 700 com dois dias de vitórias a bordo do San Chico 2. O gaúcho Francisco busca o bicampeonato na competição e também quer se sair melhor na primeira etapa do Campeonato Brasileiro da classe. A primeira etapa do Brasileiro de ORC-Club também está em jogo, assim como os brasileiros de BRA-RGS e Beneteau First 40.7.
Em dois dias de vitórias, o Plâncton desponta como favorito ao título de campeão brasileiro da RGS A, embora tenha os também catarinenses Bruxo, Garrotilho e Revanche na cola. A promessa é que um deles desbanque o atual campeão, paulista Jylic II, que está em quinto lugar no Circuito. “Ontem foi bom, mas hoje foi ainda melhor; um dia maravilhoso, com vento constante, próprio para qualquer regata”, disse o comandante que lidera a competição, Pedro Santiago.
O Angela Star faz o mesmo e segue muito bem na ORC-Club 600: “A regata de ontem foi muito demorada, mas as duas de hoje tiveram bastante ritmo; foram muito boas”, contou Henrique “Gigante” Haddad. E não é para menos que o rapaz adora regatas de curto prazo: trata-se do vice-campeão mundial de Match Race, que terminou o Brasileiro de Snipe e permaneceu em Juererê para correr o Circuito no barco do Rio de Janeiro.
A 21a edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina segue até sexta-feira, com regatas de barla-sota (quando os barcos largam contra o vento) a partir do meio-dia. O evento tem patrocínio da Mitsubishi Motors do Brasil e apoios da Schaefer Yachts, Delta Yachts, Revista Náutica, Marinha do Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte.
Confira a Programação Náutica:
– De 4 a 6 de fevereiro (quinta-feira a sábado) – Regatas de barla-sota a partir das 12 horas
Confira a Programação Social:
– Dia 5 (sexta feira) – Show com a banda Sambatuque a partir das 17h
– Dia 6 (sábado) – Festa de encerramento a partir das 19h30, no P12, em Jurerê Internacional, com cerimônia de premiação
– Todos os dias – Canoa de Cerveja após as regatas e som ambiente com DJ