spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

TJ-SC inaugura sala-cofre para garantir segurança das informações

GeralTJ-SC inaugura sala-cofre para garantir segurança das informações
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina inaugurou na manhã desta quinta-feira, 22, na Capital, sua sala-cofre. O novo ambiente é uma sala fortificada, certificada segundo a norma ABNT NBR 15247, que possui proteção contra incêndio, inundação, arrombamento e queda de escombros. A partir da próxima segunda-feira,26, começará a migração dos serviços para o novo ambiente, de maneira gradativa, a fim de causar o mínimo de impacto em sua utilização. As informações são da Assessoria de Comunicação do MPSC. 

As obras referentes à sala iniciaram em fevereiro de 2012, e durante a execução tiveram o acompanhamento de técnicos das Diretorias de Engenharia e Arquitetura (DEA) e de Tecnologia da Informação (DTI) do TJ.

Segundo o diretor da DTI, a sala-cofre tem um sistema capaz de monitorar todos os componentes do ambiente: sistema de refrigeração, detecção precoce de incêndio, qualidade do ar e fornecimento de energia elétrica. O sistema enviará alertas por e-mail e SMS sempre que uma situação anormal for detectada, de modo que os técnicos da DTI possam atuar de forma preventiva.

Este novo ambiente garantirá maior disponibilidade da infraestrutura e, consequentemente, dos serviços de TI nele hospedados, com garantia de segurança e integridade das informações na eventual ocorrência de sinistros. "Simultaneamente à implantação do processo eletrônico, trata-se de investimento que reflete a importância que o Tribunal catarinense está destinando à evolução tecnológica, no sentido de prover à sociedade maior agilidade e segurança na relação com o Poder Judiciário. Assim, o projeto de instalação do processo digital em todo o Estado tem a garantia de um ambiente 100% seguro para armazenamento das informações", ressalta Espíndola.