O município saltou de 1.570, em 2015, para 8.197, em 2024, no número de empresas e se destaca no litoral catarinense pelo avanço da infraestrutura e pela localização estratégica. Obras viárias, expansão imobiliária e investimentos em saneamento impulsionam o desenvolvimento e atraem projetos urbanísticos como o bairro-cidade Flores de Sal, um dos maiores do Brasil, que contribuirá para a urbanização sustentável da região.
Fevereiro, 2025 – A cidade de Tijucas, no litoral catarinense, se consolida como um dos principais polos de investimentos da região, cercada por 4 dos top 5 municípios com maior valorização do metro quadrado brasileiro (FipeZap) – Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis e Itajaí, em um raio de menos de 80 quilômetros. De acordo com dados do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, o município registrou um crescimento de 420% no número de empresas entre 2015 e 2024, reflexo de seu desenvolvimento acelerado e da infraestrutura em expansão. Em 2024, Tijucas bateu um novo recorde na abertura de empresas, com 2.065 novas empresas, totalizando 8.197 CNPJs no total. Ainda, Tijucas se prepara para um novo ciclo de crescimento e valorização com importantes obras de infraestrutura, envolvendo obras de dragagem, viárias e novos empreendimentos.
É o caso do Flores de Sal, um dos maiores bairros-cidades planejados do Brasil, com lotes que já ultrapassaram 40% em valorização em menos de 6 meses. Ao todo, ocupará uma área de 4,6 milhões de metros quadrados e contará com 7 mil lotes.
A primeira fase do projeto já está em construção e abrange 500 mil metros quadrados, com 100 mil metros quadrados dedicados a áreas de lazer, comércio e serviços, consolidando-se como um modelo de urbanização sustentável e um destino focado em qualidade às famílias e estratégico para investidores.
“A evolução de Tijucas como um polo de investimentos tem chamado a atenção de empresários e investidores, tanto pela localização estratégica quanto pelo avanço da infraestrutura local. O Flores de Sal surge como um reflexo desse crescimento, oferecendo um projeto inovador que atende à demanda por qualidade de vida, segurança e oportunidades de valorização imobiliária. O interesse crescente pelo empreendimento demonstra o potencial da cidade como um novo eixo de desenvolvimento no litoral catarinense”, destaca Luciana Pereira, diretora da Urbani Cidades.
Sobre a Urbani Cidades
Urbani Cidades é uma empresa do Grupo Petrasalis, que também inclui a Petrasalis Empreendimentos, construtora de Itajaí/SC, com obras na Praia Brava e região, e a Morton Capital, esta que atua no setor de condomínios de armazéns logísticos no litoral catarinense. O Grupo detém fábricas em outros setores como a Incotex, líder na produção de malhas em rolo e tinturaria do país, e a Refisa, uma das maiores refinadoras de sal do Brasil. Aliás, a história das empresas com gestão e fortes valores familiares teve início com o negócio de representação e fabricação de sal há mais de 35 anos, idealizado pelo casal Luiz e Rose Pereira que, na época, começaram a empreender em Itajaí. Com a posterior estruturação da fábrica de sal na cidade de Imbituba (por conta do porto) e do crescimento do negócio, a família começou a investir em terras, incluindo a Fazenda Santa Helena em Tijucas, onde está sendo construído o Flores de Sal. Ao longo do processo, membros da família se especializaram em negócios voltados à construção, condomínios logísticos e urbanização.