O território catarinense terá 100% de cobertura por radares meteorológicos ainda neste ano, resultado da compra de dois novos equipamentos, um para a região Oeste do Estado e outro para o Sul. “É um grande avanço. Atingir 100% de cobertura em nosso território vai facilitar e intensificar o trabalho de emissão de alertas e de gestão de risco”, afirma o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que está nos Estados Unidos em visita oficial à empresa fabricante do radar que vai operar no Sul de SC.
Os novos radares vão complementar o trabalho do equipamento já em operação em Lontras, na região do Vale do Itajaí. Instalado em 2014, o radar do Vale cobre 192 municípios catarinenses (77% do território do Estado).
Um modelo semelhante ao de Lontras será instalado em Chapecó, ainda no primeiro semestre deste ano. Hoje está em construção a torre com 17 metros de altura, que abrigará o equipamento no Bairro Desbravador. E as peças do novo radar, 13 toneladas de ferramentas, já estão no Porto de Itajaí, aguardando o desembaraço aduaneiro para serem transportadas até Chapecó. O investimento do Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Defesa Civil, é de R$ 12,8 milhões, somando a torre o próprio equipamento.
O secretário da Defesa Civil e equipe técnica estão acompanhando testes e treinamentos para operação com o novo radar, na sede da fábrica nos Estados Unidos, até a próxima quinta-feira, 6.
“Com os três radares em operação, seremos o único Estado do país com cobertura plena de radares meteorológicos. Isso é um marco para nós da secretaria porque possibilita mobilizar toda a estrutura de Defesa Civil preventivamente. Também melhora a preparação da equipe; auxilia na operação das barragens no Vale do Itajaí e auxilia outros setores que atuam nos eventos também”, destaca o secretário Moratelli.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.